O uruguaio Sergio Markarián é o novo técnico da seleção peruana de futebol, segundo nota publicada nesta sexta-feira (2) pela Federação Peruana de Futebol (FPF). O treinador e ex-jogador nascido em Montevidéu ocupa assim o posto deixado pelo peruano José del Solar, após a péssima participação da seleção do país nas eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul, ficando com a última posição.
Segundo a nota oficial, Markarián chega para comandar a equipe na Copa América de 2011, que será disputada na Argentina, e nas eliminatórias do Mundial de 2014, que terá o Brasil como sede. O presidente da FPF, Manuel Burga, disse à "Rádio Programas del Perú" ("RPP") que o técnico uruguaio sempre esteve na mira da federação do país.
"É um técnico que teve uma boa participação nas Olimpíadas (classificou o Paraguai para os Jogos de 92) e na Copa do Mundo (oitavas de final em 2002) com o Paraguai, e nos propôs melhorias interessantes," afirmou Burga.
Markarián, que terá como assistente no time peruano o também uruguaio Pablo Bengoechea, também se destacou como técnico em vários clubes sul-americanos. Entre os principais resultados, dois títulos na primeira divisão paraguaia com o Olímpia (1983 e 1985) e o Torneio Apertura 2009 do Campeonato chileno com a Universidad de Chile.
Além disso, teve boas passagens por equipes peruanas, dirigindo o Universitario, com o qual conquistou o título nacional em 1992, e o Sporting Cristal, time que comandou no na campanha da conquista do campeonato local em 1996 e com o qual conquistou o vice-campeonato na Taça Libertadores de 1997, perdendo a final para o Cruzeiro.
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião