Franceses David Alerte (à esquerda) e Martial Mbandjock "escoltaram" jamaicano Usain Bolt| Foto: Tobias Schwarz / Reuters

Usain Bolt voltou à pista nesta terça-feira, mas sua cabeça já estava na quinta. Após assombrar o Estádio Olímpico de Berlim nos 100m rasos, o jamaicano correu para o gasto nas quartas de final dos 200m. Ele liderou sua bateria, mas fez apenas o quinto melhor tempo geral (20s41). Foi o suficiente para garantir sem sustos a passagem para a semifinal. O próximo passo é disputar as semis na quarta-feira e carimbar o passaporte para a decisão. Na quinta, o homem mais rápido do mundo corre atrás de mais um ouro e, quem sabe, um novo recorde mundial.

CARREGANDO :)

Bolt correu logo na primeira bateria das quartas de final. O jamaicano acelerou no início da prova e abriu larga vantagem para os rivais. Nos últimos metros, reduziu tanto o ritmo que quase foi alcançado pelos adversários que davam o máximo e esticavam a cabeça. Ainda assim, o astro cruzou em primeiro com 20s41. Deixou para trás os franceses David Alerte (20s51) e Martial Mbandjock (20s55).

A segunda bateria foi liderada com folga pelo americano Shawn Crawford, que fez 20s37. O canadense Jared Connaughton fez 20s60, e o britânico Marlon Devonish cravou 20s66.

Publicidade

A Jamaica voltou a brilhar na terceira parcial, com Steve Mullings fazendo o melhor tempo das quartas em 20s23. Em seguida, vieram Ramil Gulyiev, do Azerbaijão (20s40), e Paul Hession, da Irlanda (20s48). O segundo melhor tempo das quartas veio na última bateria, com o panamenho Alonso Edward (20s33), seguido pelo americano Wallace Spearmon (20s44) e pelo alemão Robert Hering (20s58).

Classificaram-se para as semifinais os três melhores de cada bateria e os donos dos outros quatro melhores tempos. Dois deles estavam na bateria de Bolt: Charles Clark, dos EUA (20s55), e Rondell Sorrillo, de Trinidad (20s58). Os outros dois correram a terceira bateria: Brendan Christian, de Antigua e Barbuda (20s58) e Emmanuel Callander, de Trinidad (20s62).

As semifinais estão marcadas para quarta-feira, às 14h45m (de Brasília). A grande final acontece na quinta, às 15h35m.