Separadas há pouco mais de 18 anos, Eslováquia e República Tcheca vão se unir neste sábado nas eliminatórias europeias. Se vencer a Eslovênia, a seleção eslovaca garante vaga na Copa do Mundo e mantém os tchecos com chances de disputar o mata-mata entre os melhores segundos colocados. Para isso, uma cervejaria tcheca resolveu incentivar os vizinhos oferecendo 80 litros de cerveja para cada atleta eslovaco por uma vitória.
A Eslováquia lidera o Grupo 3 das eliminatórias europeias com 19 pontos, contra 14 de Eslovênia e Irlanda do Norte, que já disputou nove partidas. Os tchecos têm 12, faltando duas rodadas. Dos nove segundos colocados, um será eliminado e os outros farão mata-mata pelas vagas restantes. Os líderes entram diretamente na Copa.
Ex-atacante do time tcheco Slavia Praga, o brasileiro Adauto atualmente defende a equipe eslovaca MSK Zilina e conhece bem os hábitos dos jogadores da seleção:
"Para quem gosta de uma gelada é mais um incentivo né? (risos) Se eu jogasse pela seleção eslovaca alguém ficaria com 160 litros com certeza, não bebo cerveja de jeito nenhum. Morei quase quatro anos na República Tcheca, é o país onde mais se consome cerveja no mundo. Aqui na Eslováquia eles não ficam atrás. Tanto que o prêmio foi calculado pela quantidade média de consumo por pessoa", disse Adauto.
Segundo o brasileiro, que já passou por Ponte Preta e Atlético-PR, a Eslováquia vive um clima de euforia com a possibilidade de ir para a Copa pela primeira vez desde a separação do país, de 5 milhões de habitantes:
"A euforia é enorme. Conseguir a classificacão inédita para Copa do Mundo após a separação dos países é uma vitória para o povo e para o futebol eslovaco", concluiu.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura