Noventa minutos não foram suficientes para argentinos e mexicanos decidirem a vaga às quartas-de-final da Copa. Num jogo equilibrado, com empate de 1 a 1 no tempo normal, só depois dos 30 minutos de prorrogação a Argentina fez o gol para ir à próxima fase.
O sofrido triunfo argentino confirmou o primeiro confronto entre campeões mundiais da Copa, já que o adversário da Argentina agora é a anfitriã Alemanha, sexta-feira. As duas equipes têm uma forte história de confrontos em Mundiais: em 1986, no México, a Argentina venceu a Alemanha na final, e em 1990, na Itália, ocorreu o justamente inverso.
No jogo, a seleção mexicana surpreendeu e começou atuando bem, pressionando. A Argentina não repetiu as boas atuações dos dois jogos iniciais e não conseguia se impor.
Assim, com pouco mais de cinco minutos, o mexicano Rafa Márquez abriu o placar. Porém, o México, comandado pelo também argentino Ricardo Lavolpe, não conseguiu segurar o resultado por muito tempo e a Argentina igualou aos 10 minutos, com Crespo, num lance dividido com o atacante Borgetti após cobrança de escanteio.
No restante do primeiro tempo e na segunda etapa, o jogo foi bastante truncado, com a bola ficando muito tempo no meio-campo, sem chances reais até o fim do tempo regulamentar.
Na prorrogação, o jogo permanecia com as mesmas características, até que, aos 8 minutos, Maxi Rodríguez acertou um belo tiro no ângulo do goleiro mexicano e fez o gol da classificação às quartas-de-final.
A Argentina mantém o bom retrospecto em oitavas-de-final de Mundiais, etapa em que foi derrotada apenas em 1994, pela Romênia, por 3 a 2.
Nas outras quatro vezes em que entrou em campo nesta fase que foi instituída no torneio do México, em 1986 -, os argentinos sempre saíram de campo vencedores.
Em Leipzig
Argentina 2 x 1 México
Abbondanzieri; Scaloni, Ayala, Heinze e Sorín; Maxi Rodríguez, Mascherano, Cambiasso (Pablo Aimar) e Riquelme; Saviola (Messi) e Crespo (Tevez).Técnico: José Pekerman.
Sánchez; Salcido, Rafa Márquez, Osório e Mario Méndez; Castro, Pardo (Torrado), Morales (Zinha) e Andrés Guardado (Pineda); Fonseca e Borgetti.Técnico: Ricardo Lavolpe.
Estádio: Zentralstadion.Árbitro: Massimo Busacca (SUI).Gols: Rafa Márquez (M), aos 5, Crespo (A), aos 9 do 1.º tempo; Maxi Rodríguez (A), aos 8 do 1.º tempo da prorrogaçãoAmarelos: Heinze e Sorín (A); Rafa Márquez, Castro, Torrado e Fonseca (M).
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião