A pouco mais de um mês do início da Olimpíada de Inverno, cartazes promocionais finalmente começaram a aparecer em Vancouver, onde as placas de "proibido estacionar" eram o sinal mais visível nas ruas de que a cidade está prestes a sediar o evento.
Nos jornais, anúncios pedem aos moradores que ofereçam seu melhor comportamento para os milhares de visitantes, jornalistas e atletas que começarão a chegar em breve.
"Queremos criar alguma excitação para os Jogos", disse Lesli Boldt, porta-voz da prefeitura, enquanto funcionários começavam a estender os primeiros dos 6.000 cartazes que irão adornar as principais ruas e avenidas da cidade.
Vancouver e a localidade de Whistler, coanfitriã dos Jogos, preparam a Olimpíada de Inverno desde 2003. Mas, fora das principais instalações olímpicas, é difícil achar evidências de que um grande evento irá ocorrer.
Além dos grandes anéis olímpicos no aeroporto, o que havia de mais visível eram as placas avisando que será proibido estacionar nas principais vias a partir de 4 de fevereiro.
A prefeitura e os organizadores negam que tenham demorado a injetar adrenalina olímpica na população. "Não acho. As pessoas estavam ocupadas com os feriados de Natal... Temos um mês, e é aí que os preparativos estão acontecendo", disse Boldt.
Os cartazes vermelhos, verdes e brancos retratando esportes olímpicos e paraolímpicos, junto com imagens abstratas das montanhas e da orla locais, pretendem mostrar "o estilo de Vancouver e o espírito dos Jogos de Inverno."
Mas uma moradora que passava pela cerimônia de instalação dos cartazes admitiu que não teria notado que eles tinham a ver com a Olimpíada se não fosse pelo burburinho de jornalistas ao redor.
"São bonitos. De forma alguma ofensivos. Mas me fazem sentir mais olímpica? Não, não mesmo", disse Kim Donaldson à Reuters.
Um jornal local publicou na quarta-feira um anúncio de quatro páginas da prefeitura com informações úteis sobre os Jogos e dicas para receber os visitantes, incluindo: saiba onde ficam os locais das competições, e ajude visitantes que pareçam perdidos.
As competições de hóquei, curling e snowboard acontecem em Vancouver; as de esqui nórdico, esqui alpino e bobsled (trenó) terão lugar em Whistler, a 125 quilômetros. O evento começa em 12 de fevereiro.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; acompanhe o Entrelinhas
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
Deixe sua opinião