O brasileiro Anderson Varejão segue carregando o Cleveland Cavaliers nas costas, mas não tem sido o suficiente para embalar uma sequência de vitórias. Melhor para o Detroit Pistons, que aproveitou os desfalques dos armadores Kyrie Irving e Dion Waiters para vencer sua sexta partida, em 19 disputadas, por 89 a 79, em casa, na noite da última segunda-feira (3) da NBA.
Foi a 14.ª derrota do Cavaliers em 18 partidas, segundo pior retrospecto da temporada, atrás apenas do Washington Wizards. A única boa notícia da equipe é mesmo Anderson Varejão, que chegou à nona partida consecutiva com pelo menos 15 rebotes. Em todas elas, ele conseguiu "double-doubles".
Desta vez, foram 17 pontos e 18 rebotes para o brasileiro, boa parte deles no segundo tempo, quando o Cavaliers esboçou uma reação. Do outro lado, no entanto, Brandon Knight (17 pontos), Kyle Singler e Tayshaun Prince (ambos com 15 pontos) foram responsáveis por segurar a boa vantagem obtida pelo Pistons no primeiro quarto, quando abriu 30 a 17.
Em outro jogo do dia, o Los Angeles Clippers conseguiu uma importante vitória na briga direta por uma vaga nos playoffs ao bater o Utah Jazz, mesmo fora de casa, por 105 a 104. A vitória só foi decidida nos segundos finais, quando Randy Foye acertou um arremesso de três que cortou a diferença para um ponto, depois conseguiu um roubo, tentou outro chute de longe, mas errou.
Ex-jogador do Clippers, Foye foi um dos destaques da partida, com 19 pontos, mas foi outro ex-atleta do time de Los Angeles, Mo Williams, que liderou o Jazz, com 20 pontos e 12 assistências. Do outro lado, no entanto, a equipe da Califórnia contou com um Blake Griffin inspirado. O ala/pivô marcou 30 pontos, seu recorde na temporada, e ainda pegou 11 rebotes para garantir a vitória.
A noite de segunda-feira ainda teve outra partida emocionante, esta decidida apenas na prorrogação. Mesmo atuando em casa, o Charlotte Bobcats caiu diante do Portland Trail Blazers por 118 a 112, depois que o reserva Luke Babbitt acertou uma bola de três nos últimos segundos que garantiu a prorrogação e uma sobrevida para o Blazers.
Então foi o momento de LaMarcus Aldridge (25 pontos e 13 rebotes) e do calouro Damian Lillard (24 pontos e nove assistências) decidirem a favor dos visitantes. De nada adiantaram os 29 pontos de Ben Gordon e os 22 de Kemba Walker para o Bobcats.
Confira os resultados da última segunda-feira na NBA:
Charlotte Bobcats 112 x 118 Portland Trail Blazers
Detroit Pistons 89 x 79 Cleveland Cavaliers
New Orleans Hornets 102 x 81 Milwaukee Bucks
Denver Nuggets 113 x 110 Toronto Raptors
Utah Jazz 114 x 115 Los Angeles Clippers
Golden State Warriors 94 x 102 Orlando Magic
Veja as partidas da NBA nesta terça:
Philadelphia 76ers x Minnesota Timberwolves
Washington Wizards x Miami Heat
Brooklyn Nets x Oklahoma City Thunder
Chicago Bulls x Indiana Pacers
Memphis Grizzlies x Phoenix Suns
Houston Rockets x Los Angeles Lakers
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo