Derrota no tapetão, vitória em campo. Um dia após a tristeza pela eliminação das semifinais da Taça Guanabara, em decisão tomada pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio, o Vasco recuperou-se do baque e estreou com o pé direito na Copa do Brasil.
A equipe carioca goleou o Flamengo do Piauí por 4 a 1, nesta quarta-feira à noite, no Estádio Alberto Silva, em Teresina. De quebra, eliminou a necessidade do jogo de volta, em São Januário e já está classificada para a próxima fase.
Antes de a bolar rolar, o técnico Dorival Júnior disse que o Vasco tinha de esquecer o que passou. Referiu-se à perda dos seis pontos pela escalação do meia Jéferson na primeira rodada do Campeonato Carioca, em partida contra o Americano.
Para os auditores de primeira e segunda instâncias do TJD, o atleta atuou de forma irregular. "Somos um time de profissionais e temos de estar sempre motivados, independentemente do que aconteceu (no julgamento)", explicou Dorival Júnior.
O Vasco esteve longe de jogar bem diante de um adversário esforçado, porém fraco tecnicamente. Chegou a fazer 2 a 0, gols de Jéferson e Élton, mas o Flamengo diminuiu a diferença quase no fim da primeira etapa, com Joniel.
Em ritmo de treino, a equipe carioca marcou o terceiro, em cobrança de falta do lateral-direito Paulo Sérgio, e fechou a vitória com mais um belo gol de Élton. Ele pedalou na frente de Jouber e bateu cruzado no canto. Coube ao goleiro Robson buscar a bola nas redes.