Em partida de baixo nível técnico, em que atuou todo o segundo tempo com um jogador a menos, o Vasco derrotou o Vitória por 1 a 0, neste domingo, em São Januário, pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro, e deu um salto na tabela.
Deixou a 15.ª colocação, na beira da zona de rebaixamento, para ocupar o 11.º lugar da classificação, agora com 17 pontos. O time baiano fez trajetória inversa e caiu da 13.ª para a 16.ª colocação, com 14 pontos, próxima das equipes ameaçadas pela degola.
A partida começou com Carlos Alberto assustando o Vitória em cobrança de falta. Aos seis minutos, o chute do meia-atacante desviou na barreira e explodiu na trave, com o goleiro Lee vencido no lance. Buscando sempre o ataque, a equipe vascaína jogava melhor, ocupando bem os espaços entre as intermediárias e chegando pelos lados do campo. Faltava finalizar mais.
Foi o que fez Zé Roberto, que escorou chute forte cruzado, dentro da pequena área, do lateral Max para abrir o marcador aos 22 minutos. Em desvantagem, os baianos saíram um pouco mais e quase empataram com Schwenk, que complementou com muito perigo cruzamento de Soares, aos 27.
A partida esfriou um pouco, mas a cabeça de Carlos Alberto continuava quente. Já nos acréscimos, ele reclamou de uma falta sem perigo no meio-campo. O árbitro o advertiu com o cartão amarelo, a que Carlos Alberto respondeu com um irônico aplauso. Foi imediatamente punido com novo amarelo e o cartão vermelho.
"O juiz falou que ele [Carlos Alberto] aplaudiu ironicamente. Acho que ele foi um pouco intolerante", lamentou o meia Felipe, na saída para os vestiários. Futebol foi o que não se viu no segundo tempo. Com um a menos, o Vasco retrancou-se como pôde e deixou que os visitantes viessem para o ataque.
Mas o Vitória era incapaz de furar o bloqueio vascaíno e não criou uma chance nítida sequer em toda a segunda etapa. Apenas insípidas bolas alçadas na área. No fim, o Vasco ainda esboçou alguns contra-ataques e poderia ter feito o segundo em boa trama de Éder Luís com Fumagalli, que finalizou fraco por cobertura.
Na próxima rodada, o Vasco tentará manter o embalo diante do Prudente, no interior de São Paulo, no domingo. No mesmo dia, o Vitória receberá o Santos, no Barradão.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa