A punição pedida pela procuradoria do STJD, que ameaça tirar o Coritiba do Couto Pereira até parte de 2011, é mais pesada do que as penas impostas em distúrbios graves ocorridos recentemente no futebol brasileiro e mundial.
Fluminense 2 x 3 Atlético
Quando: 10/11/1996, Campeonato Brasileiro.
O episódio: O Fluminense lutava contra o rebaixamento e o Atlético precisava de uma vitória para se classificar às quartas de final por antecipação. Quando o jogo acabou no Rio de Janeiro, munidos de mastros de bandeiras, pedaços de bambus e até tripés de câmeras de tevê, torcedores invadiram o campo das Laranjeiras e partiram para cima do time do Furacão. O goleiro Ricardo Pinto, atingido na cabeça, saiu inconsciente, correndo risco de morte.
Punição: O Fluminense perdeu o mando de campo por cinco jogos.
Corinthians 1 x 3 River Plate
Quando: 4/5/2006, Libertadores.
O episódio: Quartas de final da Libertadores, jogo de volta, no Pacaembu. O Timão precisava de uma vitória simples, mas sendo derrotado, o jogo terminou prematuramente após uma tentativa de invasão de campo protagonizada por parte da torcida alvinegra aos 37 minutos do segundo tempo. O alambrado foi quebrado, poucos torcedores conseguiram chegar ao gramado. Cinco pessoas ficaram feridas.
Punição: O Pacaembu foi proibido de sediar jogos de competições sul-americanas por um ano.
Internacional 0 x 0 Grêmio
Quando: 30/7/2006, Campeonato Brasileiro.
O episódio: Torcedores gremistas depredaram instalações do Beira-Rio, atearam fogo (foto) em dois banheiros químicos e destruíram outros 12. Também atiraram pedras na polícia e bombeiros. O jogo foi parado duas vezes e teve um saldo de 13 feridos.
Punição: Perda do mando de campo por oito jogos e multa de R$ 200 mil para o Grêmio. Após recurso, o time gaúcho cumpriu apenas três jogos antes de retornar ao seu estádio.
Catania 1 x 2 Palermo
Quando: 1º/12/2007, Campeonato Italiano.
O episódio: Um policial foi morto quando estava dentro de um veículo, atingido por uma bomba lançada por torcedores. A confusão começou quando torcedores do Palermo chegaram ao estádio e encontraram a torcida do Catania. A polícia agiu, mas não conseguiu evitar o enfrentamento.
Punição: Multa de 50 mil euros e perda do mando de campo até o fim da temporada (30/06/2008) para o Catania.
West Ham 3 x 1 MilwallQuando: 25/08/2009, Copa da Liga Inglesa.
O episódio: Após quatro anos sem que o clássico londrino fosse disputado, o duelo ocorreu na disputa da Copa da Liga Inglesa e acabou com várias invasões de campo e duas pessoas presas fora do estádio onde centenas de torcedores romperam a barreira policial e se envolveram em brigas, usando tijolos, garrafas e outros objetos como armas.
Punição: Os torcedores presos foram banidos dos estádios.
Explosões em frente ao STF expõem deficiências da inteligência de segurança no Brasil
Barroso liga explosões no STF a atos de bolsonaristas e rechaça perdão pelo 8 de janeiro
Autor de explosões em Brasília anunciou atos nas redes sociais, se despediu e deixou recado à PF
Governo quer usar explosões para enterrar PL da anistia e avançar com regulação das redes
Deixe sua opinião