Com o Brasil já classificado para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, as atenções nas Eliminatórias Sul-Americanas se voltam para a Argentina.
A equipe comandada por Messi hoje está em quinto lugar, com 22 pontos, e corre o risco, restando apenas quatro rodadas, de ficar fora do próximo Mundial. No total, quatro seleções se classificam diretamente e uma ainda terá o direito de disputar uma repescagem para conquistar a vaga contra a equipe campeã da Oceania.
TABELA: Veja como está a classificação das Eliminatórias.
Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, a equipe argentina tem 50% de chance de conseguir a classificação, enquanto Colômbia tem 78%, Uruguai tem 76% e Chile 66%.
Resultado de uma disputa muito embolada. A Colômbia, segunda colocada, está apenas seis pontos à frente do Paraguai, o oitavo. Para piorar a situação dos argentinos, o próximo jogo, na quinta-feira (31), às 20h, será contra o Uruguai, fora de casa.
A Argentina ainda enfrentará em casa Venezuela e Peru e encerra as Eliminatória como visitante contra o Equador.
Para os argentinos, além de vencer os dois jogos em seu território, será necessário provavelmente ganhar pelo menos uma das partidas fora para garantir a vaga entre os quatro primeiros sem depender de outros resultados.
Se não vencer como visitante, a tendência é que Lionel Messi e cia tenham de encarar a repescagem.
Confira abaixo a pontuação e a tabela de quem briga pelas três vagas diretas restantes para ir à Copa da Rússia.
Colômbia (24 pontos): Venezuela (fora), Brasil (casa), Paraguai (casa) e Peru (fora).
Uruguai (23 pontos): Argentina (casa), Paraguai (fora), Venezuela (fora) e Bolívia (casa).
Chile (23 pontos): Paraguai (casa), Bolívia (fora), Equador (casa) e Brasil (fora).
Equador (20 pontos): Brasil (fora), Peru (casa), Chile (fora) e Argentina (casa).
Peru (18 pontos): Bolívia (casa), Equador (fora), Argentina (fora) e Colômbia (casa).
Paraguai (18 pontos): Chile (fora), Uruguai (casa), Colômbia (fora) e Venezuela (casa).
Simulação
Em um exercício de futurologia e sem nenhuma pretensão de exatidão, a reportagem da Gazeta do Povo arriscou alguns palpites para a fase final das Eliminatórias Sul-Americanas. Admitindo que a Argentina vença os dois jogos em casa e perca os dois fora, a tendência é que ela fique em quinto lugar, tendo que disputar a repescagem. Colômbia, Uruguai e Chile ficariam com as vagas diretas e o Equador fora.
Deixe sua opinião