O Brasil 1 chegou na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília) ao porto de Fremantle, na costa oeste da Austrália, após navegar cerca de 1.300 milhas náuticas com um mastro improvisado e o uso do motor de emergência. O barco já está fora dágua e está sendo preparado para seguir 3.400 quilômetros pelo deserto australiano até Melbourne, onde será disputada a regata local, próxima etapa da Volvo Ocean Race, no dia 4 de fevereiro.
O comandante do Brasil 1, Torben Grael, falou das dificuldades enfrentadas pela tripulação nos últimos oito dias.
- A viagem após a queda do mastro, no dia 18, foi extremamente cansativa. O mastro estabiliza o barco e a pressão dos ventos nas velas e sem ele a viagem ficou bastante desconfortável - disse o comandante.
- Agora estamos em terra e vamos correr contra o tempo para deixar tudo preparado. Há muito o que fazer e apenas algumas horas para isso, então tem de dar tudo certo.
A previsão da equipe que trabalha na Austrália é de que o veleiro esteja pronto para embarcar na carreta já na sexta-feira e que a viagem até Melbourne seja completada no dia 31, mesma data em que é esperado o novo mastro, que está na Inglaterra. A partir daí, a equipe terá três dias para instalar o mastro e preparar o barco para a regata local.