Após oito anos ausente do calendário nacional, Curitiba recebe neste fim de semana a oitava e última etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2006 com um paranaense em busca do título. Correndo em casa, o piloto Leandro Silva, 18 anos, está praticamente com a mão na taça da categoria MX2. Ele lidera o campeonato com 146 pontos, tendo vantagem de 19 sobre o vice-líder, o paulista Marcello Ferreira. "Estou bastante tranqüilo para a prova de domingo graças a essa vantagem que eu tenho no campeonato para o segundo colocado," diz o piloto, que até reduziu a intensidade dos treinamentos durante a semana para evitar quedas e comprometer sua participação no fim de semana.
Será a primeira vez que ele terá a chance de ganhar um título em casa. Para isso, basta chegar entre os nove primeiros. A prova vai acontecer em uma pista permanente construída ao lado do Marumby Expocenter, e que servirá para a prática do esporte em qualquer época do ano. Segundo o piloto, o traçado e a característica da pista vão exigir muito dos competidores.
"É uma pista bastante técnica e que vai proporcionar muitos saltos, o que deve agradar ao público", diz.
Leandro Silva já conquistou três títulos brasileiros, sendo o primeiro em 2002 na categoria 85cc. Em 2005 foram dois; na categoria MX1 e o outro na MX2. Já neste ano, o piloto foi campeão da Copa Arena Cross e do Campeonato Paulista, na categoria MX Gold.
Em seus 15 anos de carreira, já participou de provas internacionais, em países como Colômbia, Espanha, Venezuela, Estados Unidos; e chegou ao vice-campeonato americano em 2002, na categoria 85 cc. Para o próximo ano, pretende participar das principais competições no Brasil e também fora do país.
Segundo o piloto, o grande objetivo é disputar uma temporada completa no Campeonato Norte-Americano. "Este campeonato é referência dentro do motocross. Chega a ser mais importante que o Campeonato Mundial, porque é onde estão os melhores pilotos. E é por isso que tenho grande vontade em competir lá."
O público que acompanhar de perto a corrida, poderá ver em ação pilotos como Milton Becker, o Chumbinho, e a presença de Eduardo Saçaki, que segue se recuperando do grave acidente que sofreu em 2005, durante um treino no Rio Grande do Sul.
Serviço: 8.ª etapa Campeonato Brasileiro de Motocross, amanhã, a partir das 9h30, e domingo, a partir das 9 horas, no Marumby Expocenter (Rua Wenceslau Braz, 1040). Ingressos: R$10,00 para quem doar 1 kg de alimento não perecível. Mesmo valor para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Para menores de 12 anos a entrada é gratuíta, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião