Após oito anos ausente do calendário nacional, Curitiba recebe neste fim de semana a oitava e última etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2006 com um paranaense em busca do título. Correndo em casa, o piloto Leandro Silva, 18 anos, está praticamente com a mão na taça da categoria MX2. Ele lidera o campeonato com 146 pontos, tendo vantagem de 19 sobre o vice-líder, o paulista Marcello Ferreira. "Estou bastante tranqüilo para a prova de domingo graças a essa vantagem que eu tenho no campeonato para o segundo colocado," diz o piloto, que até reduziu a intensidade dos treinamentos durante a semana para evitar quedas e comprometer sua participação no fim de semana.

CARREGANDO :)

Será a primeira vez que ele terá a chance de ganhar um título em casa. Para isso, basta chegar entre os nove primeiros. A prova vai acontecer em uma pista permanente construída ao lado do Marumby Expocenter, e que servirá para a prática do esporte em qualquer época do ano. Segundo o piloto, o traçado e a característica da pista vão exigir muito dos competidores.

"É uma pista bastante técnica e que vai proporcionar muitos saltos, o que deve agradar ao público", diz.

Publicidade

Leandro Silva já conquistou três títulos brasileiros, sendo o primeiro em 2002 na categoria 85cc. Em 2005 foram dois; na categoria MX1 e o outro na MX2. Já neste ano, o piloto foi campeão da Copa Arena Cross e do Campeonato Paulista, na categoria MX Gold.

Em seus 15 anos de carreira, já participou de provas internacionais, em países como Colômbia, Espanha, Venezuela, Estados Unidos; e chegou ao vice-campeonato americano em 2002, na categoria 85 cc. Para o próximo ano, pretende participar das principais competições no Brasil e também fora do país.

Segundo o piloto, o grande objetivo é disputar uma temporada completa no Campeonato Norte-Americano. "Este campeonato é referência dentro do motocross. Chega a ser mais importante que o Campeonato Mundial, porque é onde estão os melhores pilotos. E é por isso que tenho grande vontade em competir lá."

O público que acompanhar de perto a corrida, poderá ver em ação pilotos como Milton Becker, o Chumbinho, e a presença de Eduardo Saçaki, que segue se recuperando do grave acidente que sofreu em 2005, durante um treino no Rio Grande do Sul.

Serviço: 8.ª etapa Campeonato Brasileiro de Motocross, amanhã, a partir das 9h30, e domingo, a partir das 9 horas, no Marumby Expocenter (Rua Wenceslau Braz, 1040). Ingressos: R$10,00 para quem doar 1 kg de alimento não perecível. Mesmo valor para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Para menores de 12 anos a entrada é gratuíta, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Publicidade