O vereador Júlio César Sobota (PSC), mais conhecido como Julião da Caveira, fez ontem um alerta ameaçador aos jogadores do Atlético. O político, também líder da torcida organizada Os Fanáticos, apontou o dedo aos possíveis atletas-baladeiros do clube.
Em entrevista à Rádio CBN, ele soltou que jogadores encontrados na noite estariam no "hospital ou em casa de molho, tomando sopa de canudinho no dia seguinte". As declarações vieram um dia após a facção invadir o CT do Caju para cobrar o time.
À Gazeta do Povo, Sobota confirmou o discuro, mas não se colocou como possível agressor. "Não posso fazer e nem vou fazer isso [bater em jogadores]. Mas são 25 contra 500 mil torcedores em Curitiba. Nem todo mundo pensa igual a mim", declarou.
"Os jogadores não respeitam toda a mordomia que o Atlético oferece. Ficam na gandaia até altas horas, bebendo. Chegou no limite. Quem votou em mim gostaria de ter falado a mesma coisa", emendou o vereador, eleito em 2008 para seu primeiro mandato, com 4.041 votos.
Sobota também admitiu que sua conduta não condiz com a de um político e que está pronto para aguentar as possíveis consequências. No ano passado, já como parlamentar, foi detido em uma lanchonete anexa à Arena durante briga entre torcedores. Acabou liberado após assinar um termo circunstanciado na delegacia.
De acordo com o corregedor-geral da Câmara de Municipal de Vereadores, Roberto Hinça (PDT), Sobota será chamado para prestar esclarecimentos na segunda-feira. Se for constatada quebra de decoro parlamentar, o caso será levado à Comissão de Ética da Casa, que abrirá um inquérito de investigação. As punições vão desde advertência oral, advertência escrita, suspensão por 90 dias, e até a perda do mandato.
"É um situação que nunca ocorreu na Casa. A princípio, ele foi bastante contundente e infeliz. A declaração assusta. Ele é um homem público, mas que às vezes ainda se comporta como torcedor", afirmou Hinça.
O corregedor, porém, não quis confirmar se o caso será mesmo julgado pela Comissão de Ética, mas deu a entender que o caminho será esse mesmo. "Ele pode perder o mandato", reforçou.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), o comportamento de Sobota não condiz com a função de um vereador. "Ele não pode falar dessa maneira, incentivando a violência", disse.
O diretor de futebol do Atlético, Alfredo Ibiapina avisou que não vai reforçar a segurança no clube. "Quero acreditar que é um momento de desabafo", afirmou.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião