Paris (AE) – A França enfrenta hoje as Ilhas Faroé, mas pensando na partida de quarta-feira contra a Irlanda, líder do seu grupo, seguida da Suíça. Os dirigentes franceses convenceram alguns jogadores campeões mundiais de 98, entre eles Zidane, que haviam anunciado suas aposentadorias da equipe nacional após o fiasco francês na Euro 2004, em Portugal.

CARREGANDO :)

Um ano depois, Thuram e Makelele também voltam aos Bleus (azuis em francês) conscientes da difícil tarefa que terão se enfrentar, pois são os terceiros colocados no grupo e necessitam vencer a Irlanda e a Suíça, ambos fora de casa, para obter a classificação para a fase final da Copa do Mundo de 2006.

A tarefa não é impossível para o chamado "time de Zidane" , pois foi ele quem articulou, nos bastidores, a volta dos veteranos. Isso corresponde à volta da "República dos jogadores" que o técnico Raymond Domenech prometera acabar, após os desastres nas copas do Mundo e da Europa.

Publicidade

A partida de hoje, às 16 horas, será um grande teste da capacidade atual da equipe nacional francesa, reunindo o que ela tem de melhor, atualmente. Todos os jogadores da diáspora francesa, que atuam na Espanha, Itália e Inglaterra, estarão presentes, como Henry, Coupet, Vieira, Giuly, Wiltord, só estando ausente Trezeguet, machucado.

A França joga em casa, na cidade de Lens, contra a equipe de uma ilha onde o número de ovelhas é superior ao de habitantes. Os franceses são superfavoritos e já venceram nas Ilhas Faroe por 2 a 0, mas sem convencer. Agora, eles estão dispostos a obter uma vitória bem mais nítida, se possível uma goleada, para ganhar moral antes da partida que se disputará, quatro dias depois, em Dublin , contra a Irlanda.

Quem se encontra numa situação incomoda é Domenech, sem grande margem de manobra depois de ter sido obrigados a convocar os veteranos. Se a França conseguir se classificar, será graças a Zidane, Makelele e Thuran, mas se a equipe ficar fora, a culpa, mais uma vez, será do técnico, que deverá ser demitido.

Em nenhum momento os jogadores citam telefonemas ou encontros com o técnico Domenech, razão pela qual persistem muitas dúvidas sobre quem é o grande comandante da equipe da França, o técnico Raymond Domenech ou Zidane.

* França x Ilhas Faroe, às 16 horas, no Sportv.

Publicidade