A Red Bull foi a última equipe entre as que disputaram o Mundial de 2009 a apresentar o seu novo carro para a temporada de 2010 da Fórmula 1. Vice-campeã no ano passado, a escuderia exibiu ontem o modelo RB6, projetado por Adrian Newey como uma evolução natural do elogiado RB5, que serviu de referência para carros desenhados por outras equipes da categoria. O novo monoposto da Red Bull foi apresentado nos boxes do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, precedendo os testes coletivos de ontem.
Antes mesmo do lançamento oficial, a escuderia divulgou para a imprensa algumas imagens do seu novo carro, que traz como principais novidades um bico em "V" ainda mais radical do que o utilizado no RB5 de 2009, além de uma nova asa dianteira da qual se espera auxiliar de forma mais eficiente o difusor duplo, usado pela equipe desde o ano passado.
Atrás, a nova tampa do motor se estende até o aerofólio traseiro de maneira uniforme, reta, diferentemente do que ocorre nos novos carros da McLaren e da Force India, por exemplo. Já a pintura do carro seguiu como a de 2009, com o azul escuro predominando sobre as outras cores.
O alemão Sebastian Vettel, principal piloto da Red Bull, afirmou que a busca pelo título da Fórmula 1 em 2010 é o único objetivo que ele fixou como grande meta nesta temporada. "Com certeza há um único alvo, que é estar em um degrau melhor do que no ano passado. Eu quero ganhar o Campeonato Mundial. Se nós somos favoritos, tudo bem. Se não, tudo bem também", ressaltou.
"Em primeiro de tudo nós temos de descobrir como os carros são bons. Tem muitos pilotos bons na F-1. Espero que estejam tão fortes como no ano passado ou mais fortes. Tem a McLaren e Ferrari, que já são muito competitivas, e a Mercedes, com Michael (Schumacher). Será uma temporada interessante", analisou.
O desempenho do RB6, contudo, não pôde ser medido adequadamente. A chuva prejudicou os testes de ontem em Jerez de la Frontera. A melhor volta do dia foi de Nico Rosberg, da Mercedes. Com pista seca ele marcou 1min20s927.
Hoje nenhum brasileiro vai estar na pista. Amanhã, Felipe Massa, Ferrari, Rubens Barrichello, Williams, e Lucas Di Grassi, Virgin, vão testar seus carros. A atração maior do dia é Michael Schumacher, que substitui Nico Rosberg na Mercedes.