• Carregando...
Com a vitória no Japão, Vettel colou em Fernando Alonso | Kim Kyung-Hoon/ Reuters
Com a vitória no Japão, Vettel colou em Fernando Alonso| Foto: Kim Kyung-Hoon/ Reuters

Sebastian Vettel fez barba, cabelo e bigode no GP do Japão de Fórmula 1, disputado em Suzuka na madrugada do domingo. O alemão conquistou, de ponta a ponta, sua terceira vitória em quatro anos no traçado japonês e lucrou com o abandono de Fernando Alonso para diminuir a diferença na briga pelo campeonato – de 29 para apenas 4 pontos a cinco etapas do final do Mundial.

Além disso, o piloto da Red Bull marcou seu segundo "grand chelem" da carreira, obtendo pole, volta mais rápida e vitória liderando todos os giros. O primeiro foi no GP da Índia de 2011.

Outro grande destaque da prova foi Felipe Massa, da Ferrari, conquistando o segundo lugar após largar em décimo e chegando ao pódio pela primeira vez em 35 provas, desde o GP da Coreia de 2010. Correndo em casa, Kamui Kobayashi, da Sauber, foi terceiro e garantiu seu primeiro pódio na F1.

O resultado colocou fogo no campeonato. Com cinco provas para o final e 125 pontos em jogo, Alonso tem 194 pontos, contra 190 de Vettel e 157 de Kimi Raikkonen, sexto no Japão. Hamilton, quinto em Suzuka, é quarto na tabela, com 152.

A exemplo do único abandono que tinha tido até então na temporada, Fernando Alonso ficou na primeira curva após chocar-se com uma Lotus. Desta vez, no entanto, o espanhol teve o pneu traseiro esquerdo furado após um leve toque com a asa dianteira de Raikkonen. "É uma pena para ele, não é algo que você quer que aconteça", afirmou Vettel. "Pode acontecer conosco na próxima prova. Vimos muitos altos e baixos neste ano e sabemos que as coisas podem mudar rapidamente. Temos de pensar passo a passo e não ficar com a cabeça lá na frente."

Mesmo após um final de semana dominante, o piloto, único a vencer duas provas em sequência neste ano, salientou que a vantagem pode desaparecer na próxima etapa. "Ficamos surpresos com nossa velocidade aqui. Não há nenhuma peça nova ou explicação para sermos mais competitivos aqui do que nas provas anteriores."

Para Alonso, por outro lado, um dos motivos para a queda na diferença é justamente o fato de a Ferrari não colocar novas peças no carro há seis provas. O espanhol, inclusive, diz acreditar que o segundo lugar de Felipe Massa tenha sido circunstancial. "É um pouco pelas coincidências que Felipe foi segundo. Temos o mesmo carro há seis provas, sem nenhuma peça nova. Felipe fez uma corrida perfeita, pilotando bem, mas houve carros mais rápidos cometendo erros e isso o ajudou."

O próximo embate entre Alonso e Vettel ocorre no Circuito de Yeongam, na Coreia do Sul, no dia 14 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]