"De nossa parte isso está encerrado." A afirmação do vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, é sobre o local indicado pelo estado para a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 caso Curitiba seja confirmada como uma das sedes da competição. E não deixa dúvidas: será a Arena da Baixada, estádio de propriedade do Atlético.
"A coisa vai muito além da vontade de um ou de outro. O momento para pleitear o estádio era em maio do ano passado. Isso já passou. Agora estamos às voltas com outra fase", disse Pessuti, fechando a porta "aberta a outros filiados" por Hélio Cury, presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF).
Ele cita ter outras prioridades no planejamento do Comitê Exe-cutivo Local criado para tratar do assunto (por decreto do governador Roberto Requião, no dia 22 de setembro), do qual fazem parte também o vice-prefeito de Curi-tiba, Luciano Ducci, o secretário estadual de Turismo, Celso Caron, além do próprio Cury.
A primeira providência a ser tomada definirá a escolha da consultoria que irá ajudar os governos estadual e municipal a preencher a documentação necessária. O anúncio da contratação deverá ocorrer na semana que vem. As concorrentes são a Price Water House e Coopers, Sie-mens, Ernest & Young e Deloitte. "Sozinhos não íamos ter condições de organizar todos os documentos necessários", afirmou ele.
Bem-humorado, Pessuti brincou ainda com a possibilidade de mudar o estádio indicado pelo governo. "Imagina que eu concorra ao governo estadual e ganhe. Como sou de Ivaiporã, o Ivaiporã Atlético Clube vai resolver pleitear o local da Copa? Não dá", disse o vice-governador. "Qualquer decisão agora terá de passar pela CBF."
Hélio Cury também recuou: "Fui mal entendido. É que, como presidente de uma entidade como a FPF não posso fechar as portas para nenhum dos meus filiados enquanto houver prazo para isso", explicou, repetindo o discurso oficial.
O prazo a que se refere Cury é o dia 15 de novembro, quando deverá ser entregue toda a documentação final relativa à candidatura que será preenchida com o auxílio da nova consultoria à CBF.(CEV e MR)
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano