Dois anos convivendo com o polêmico regulamento que previa o supermando ao melhor classificado ao fim da primeira fase, o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF) está otimista para o Paranaense 2011.
Amílton Stival disse, em entrevista à rádio Transamérica, nesta terça-feira(23), que a nova fórmula de disputa agradou os clubes e a tabela de jogos, divulgada em 10 de novembro[a imprensa teve conhecimento apenas no dia 11], foi feita com anuência dos representantes das equipes e que atendem ao interesse da televisão. "Tanto do regulamento, bem como a tabela, não tivemos uma indagação sobre isso ou aquilo. Eu acredito que nós estamos bem alinhavados para Campeonato Paranaense 2011. Largamos essa tabela no dia 10 de novembro e não tivemos reclamação da impressa e nenhum clube. Cuidamos com a quilometragem que cada um irá fazer", afirmou.
Stival foi questionado sobre a final que, de acordo com o regulamento, não prevê saldos de gols nas duas partidas que podem definir a competição.
"Em relação a não ter saldo de gols, o que estou falando aqui foi decidido com as equipes e Federação, Operário de Ponta Grossa, por exemplo, chega à decisão contra um time da capital. No primeiro jogo, em Curitiba, cinco ou seis jogadores do Operário estão pendurados com cartão amarelo, pois os cartões não são zerados para as finais. Aí o time do interior perde a primeira partida da final de goleada.Que interesse da torcida vai existir no jogo da volta em Ponta Grossa?", questionou.
Na decisão do título, entre os campeões dos dois turnos, não haverá vantagem de saldo de gols. Ou seja: se um time "A" a vencer um time "B" por oito gols de diferença, e se o mesmo time "A" perder para o time "B" por 1 a 0 no segundo jogo, a disputa do título vai para os pênaltis.
No arbitral em setembro passado, Atlético, Iraty e Paraná foram contrários, pois queriam o critério de saldo de gols. O Coritiba se absteve. O Paranavaí não mandou nenhum representante ou procurador.
Todos 12 clubes se enfrentam em turno e returno. Os campeões de cada turno decidem o título. Se o mesmo clube vencer os dois turnos, ele será declarado o campeão sem a necessidade de final. O sistema de disputa é o parecido com o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro Taça Guanabara (1º turno ) e Taça Rio (2º turno).
Para conhecer os dois rebaixados à Segunda Divisão de 2012, e o mais campeão e vice do interior, que decidirão título do interior, vale a classificação geral dos dois turnos.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa