Um estreante e a equipe mais tradicional do interior em busca de vida nova. Corinthians Paranaense e Londrina representam o estado na Série D do Campeonato Brasileiro.
Para o Tubarão, a competição começa hoje, às 16 horas, contra o Naviraiense, no Estádio do Café, em jogo válido pelo Grupo 9 Ypiranga-RS e Chapecoense completam a chave. O Corinthians estreia no Grupo 10 amanhã, às 20h30, contra o Pelotas, no Rio Grande Sul. Brusque e São José-RS são os outros adversários.
A Quarta Divisão nacional será a primeira competição oficial do Timãozinho, que assumiu a nova identidade graças a uma parceria entre o clube paulista e o J. Malucelli. A mudança é vista como motivação extra no vice-campeão estadual.
"Quando se põe uma roupa mais bonita, você se sente melhor. Usar o mesmo material do Corinthians já valoriza os jogadores e a comissão técnica", diz o técnico Leandro Niehues.
O treinador teve de remontar parte da equipe. Apenas cinco titulares do Paranaense seguem no time: o goleiro Colombo, o zagueiro Leandro, os meio-campistas Cícero e Ronaldo, além do atacante William. O volante Jucilei foi o primeiro resultado concreto da parceria e partiu para o Corinthians Paulista depois do estadual. Além dele, o zagueiro Tiago Alencar (emprestado ao Vitória de Guimarães), o lateral Rodrigo Crasso e o centroavante Bruno Batata (ambos emprestados ao Coritiba) foram outras perdas importantes do time.
Rebaixado no Estadual, o Londrina busca o recomeço na Série D. A preparação para o torneio, no entanto, foi marcada por uma greve de jogadores por causa de atraso no pagamento de salários.
"Mantivemos alguns jogadores no elenco e trouxemos outros reforços indicados pelo Gilberto (Pereira, técnico que assumiu o Londrina depois do Paranaense). A equipe é mais nova, mas está muito mais competitiva do que no estadual", confia o coordenador Udélton Prates.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula