A combinação entre um bom gramado e o apoio da torcida na reinauguração da Vila Capanema, há 13 dias, mudou o clima no Paraná e a partir de amanhã, às 19h30, contra a Ponte Preta, deve refletir na forma de o time jogar em casa.
Buscando uma formação que saiba superar adversários fechados no campo de defesa e pressionado por pelo menos quatro desfalques, o técnico Caio Júnior deve pela primeira vez na temporada adotar o sistema com só dois zagueiros internos desde o início de um jogo.
Suspensos, os defensores Émerson e Neguette, além do volante Beto, não atuam ante a Macaca. O ala-esquerda Edinho, com um problema muscular na coxa esquerda, também está fora. O centroavante Leonardo, com dores na coxa esquerda, é dúvida.
Os problemas só dão mais força para o treinador pensar na alteração do esquema. A tendência é que Gustavo e Edmilson formem a dupla de zaga, Eltinho entre na lateral-esquerda, Pierre assuma a vaga de Beto e Maicosuel retorne à equipe titular.
"Essa mudança (do sistema) deve ocorrer pelas alternativas que tenho", reconhece o técnico, que vem utilizando o 442 em treinamentos há aproximadamente um mês. Em jogo, a formação foi experimentada durante o segundo tempo da derrota para o Atlético, 1 a 0, na Arena, pela Sul-Americana, e na etapa final do revés por 3 a 2 para o Internacional, sábado, no Beira-Rio.
Entre os jogadores, a idéia de deixar de lado o sistema no qual o time conquistou o Paranaense e foi usado nas 26 rodadas do Nacional até agora é recebida com receio.
"Treinar é uma coisa e jogar é outra. Contra o Inter utilizamos os dois zagueiros quando já estava 3 a 0 para eles", argumenta o zagueiro Gustavo. "Querendo ou não fica um pouco vulnerável. Temos de treinar isso amanhã (hoje)", afirma o volante Pierre.
Outra preocupação é quanto aos laterais. Quando há três zagueiros a única preocupação dos alas é atacar. Já na provável nova formação, terão de se dividir entre marcação e ataque.
"Sempre joguei só com dois zagueiros. A primeira vez que atuei com três foi aqui. Isso não será problema nem para mim nem para o Eltinho", avisa o lateral-direito Peter.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião