A combinação entre um bom gramado e o apoio da torcida na reinauguração da Vila Capanema, há 13 dias, mudou o clima no Paraná e a partir de amanhã, às 19h30, contra a Ponte Preta, deve refletir na forma de o time jogar em casa.
Buscando uma formação que saiba superar adversários fechados no campo de defesa e pressionado por pelo menos quatro desfalques, o técnico Caio Júnior deve pela primeira vez na temporada adotar o sistema com só dois zagueiros internos desde o início de um jogo.
Suspensos, os defensores Émerson e Neguette, além do volante Beto, não atuam ante a Macaca. O ala-esquerda Edinho, com um problema muscular na coxa esquerda, também está fora. O centroavante Leonardo, com dores na coxa esquerda, é dúvida.
Os problemas só dão mais força para o treinador pensar na alteração do esquema. A tendência é que Gustavo e Edmilson formem a dupla de zaga, Eltinho entre na lateral-esquerda, Pierre assuma a vaga de Beto e Maicosuel retorne à equipe titular.
"Essa mudança (do sistema) deve ocorrer pelas alternativas que tenho", reconhece o técnico, que vem utilizando o 442 em treinamentos há aproximadamente um mês. Em jogo, a formação foi experimentada durante o segundo tempo da derrota para o Atlético, 1 a 0, na Arena, pela Sul-Americana, e na etapa final do revés por 3 a 2 para o Internacional, sábado, no Beira-Rio.
Entre os jogadores, a idéia de deixar de lado o sistema no qual o time conquistou o Paranaense e foi usado nas 26 rodadas do Nacional até agora é recebida com receio.
"Treinar é uma coisa e jogar é outra. Contra o Inter utilizamos os dois zagueiros quando já estava 3 a 0 para eles", argumenta o zagueiro Gustavo. "Querendo ou não fica um pouco vulnerável. Temos de treinar isso amanhã (hoje)", afirma o volante Pierre.
Outra preocupação é quanto aos laterais. Quando há três zagueiros a única preocupação dos alas é atacar. Já na provável nova formação, terão de se dividir entre marcação e ataque.
"Sempre joguei só com dois zagueiros. A primeira vez que atuei com três foi aqui. Isso não será problema nem para mim nem para o Eltinho", avisa o lateral-direito Peter.