• Carregando...
O goleiro Vinícius, ao lado de Renan, treinou muito as saídas de gol nas bolas altas: jogador deve ser o titular contra o Flamengo e diz que está pronto para a pressão no Maracanã | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O goleiro Vinícius, ao lado de Renan, treinou muito as saídas de gol nas bolas altas: jogador deve ser o titular contra o Flamengo e diz que está pronto para a pressão no Maracanã| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Gangorra

Vinícius

4/5/08 – Em conjunto com o zagueiro Danilo, falha na decisão do Paranaense e permite o gol do título do Coritiba marcado por Henrique Dias.

27/8/08 – Tem ótima atuação com a bola rolando e defende dois pênaltis na decisão da vaga à segunda fase da Sul-Americana contra o São Paulo, no Morumbi.

22/3/09 – Leva dois gols de fora da área na derrota para o Paranavaí e perde a posição que havia roubado de Galatto.

Galatto

7/12/08 – Encerra a temporada como titular absoluto e herói da torcida. Foi fundamental na fuga do rebaixamento.

22/2/09 – Contra o Paraná, erra pelo segundo jogo seguido em bolas alçadas na área. É sacado por Geninho.

24/5/09 – Já vinha inseguro há alguns jogos, mas, contra o Náutico, na Arena, comete duas falhas (uma delas grotescas) que representam a volta para a reserva.

O goleiro Vinícius terá a oportunidade de se redimir com a torcida do Atlético a partir do jogo de domingo, contra o Flamengo, no Rio. O camisa 1 recupera o posto de titular do Furacão após seguidas falhas de Galatto, mas nem de longe inspira a total confiança nos fãs.

Aos 23 anos, o arqueiro revelado nas categorias de base da Baixada já teve ótimos momentos na meta atleticana. No entanto, a falha conjunta com o zagueiro Danilo que proporcionou o gol do título estadual ao Coritiba, no ano passado, ainda incomoda muitos torcedores.

De lá para cá, Vinícius perdeu a posição durante o Brasileiro-08 (para Galatto). Uma contusão no tornozelo esquerdo foi determinante para a saída do time. Mesmo assim, quando foi chamado para atuar na Copa Sul-Americana, o prata da casa não decepcionou.

Já neste ano, Vinícius começou na reserva. Porém, após falhas de Galatto na saída do gol em bolas aéreas durante o Paranaense, ganhou a oportunidade em seis jogos (cinco do Estadual e um da Copa do Brasil).

A vaga entre os 11, então, voltou para o antigo dono. Geninho recolocou Galatto em campo após o novo titular levar quatro gols de fora da área nos jogos contra Cianorte e Paranavaí. Agora, diante de uma Maracanã provavelmente repleto pela estreia de Adriano no Fla, o camisa 1 tem mais uma nova chance.

"Estou acostumado a trabalhar com essa pressão. Futebol é cobrança, e em cima do goleiro mais ainda. Não dá para falhar. Se falhar, é muita crítica. Isso não vai mudar nunca", afirma Vinícius.

Oficialmente, Geninho ainda não anunciou quem joga no gol atleticano. Entretanto, desde o começo da semana a informação nos bastidores é de que Galatto perdeu a posição mais uma vez. A notícia só não foi divulgada antecipadamente para poupar o ex-titular.

Insatisfeitos com o desempenho de todos os arqueiros do Furacão (Renan Rocha e Neto completam o quarteto) na saída do gol para interceptar bolas aéreas, Geninho e o preparador Wanderley Filho intensificaram os treinos desse fundamento.

"Se não é o fundamento mais difícil de um goleiro é um dos mais. Quando sai do gol, o goleiro tem várias dificuldades como o vento, a iluminação e o contato físico com os demais jogadores", reconhece Vinícius, esperando não cometer os equívocos que derrubaram Galatto na derrota para o Náutico (3 a 2, em casa, no domingo passado).

Por enquanto, a direção rubro-negra não cogitou contratar outro camisa 1. Mas tudo vai depender do que for apresentado do jogo do Maracanã em diante.

* * * * * *

Atleticanas

Retorno

Após desfalcar o Rubro-Negro na derrota para o Náutico, o zagueiro Rhodolfo tem volta confirmada para o jogo contra o Flamengo, domingo, no Rio. O jogador está recuperado de um problema no calcanhar do pé direito.

Time

Rhodolfo deve fechar o trio defensivo com Antônio Carlos e Rafael Santos. Chico será mantido no meio e Wesley será avançado ao ataque ao lado de Rafael Moura. Wallyson, com uma lesão muscular na coxa esquerda, desfalca o time por pelo menos um mês.

Escalado

O gaúcho da Fifa Leonardo Gaciba foi o sorteado para apitar Flamengo e Atlético. Ele será auxiliado pelos também gaúchos Altemir Hausmann (também da Fifa) e Paulo Ricardo Conceição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]