A onda de violência que tomou conta de Londres nos últimos dias causou o cancelamento do amistoso entre Inglaterra e Holanda, que seria disputado nesta quarta-feira (9), no Estádio de Wembley, na capital inglesa.
A Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) confirmou nesta terça que o duelo precisou ser cancelado por causa do momento tenso vivido em Londres. "É com pesar que o amistoso de amanhã (quarta) com a Holanda em Wembley foi cancelado", afirmou a entidade em um breve comunicado oficial.
A decisão foi anunciada antes de a seleção holandesa viajar a Londres para o amistoso, para o qual já haviam sido vendidos cerca de 70 mil ingressos. "Nós seguiremos na Holanda. É uma pena", lamentou Monique Kessel, porta-voz da Associação Holandesa de Futebol.
Em seguida, a entidade holandesa destacou que "os distúrbios em Londres são tais que toda capacidade disponível da polícia foi reservada para eles" e que "tendo em vista que um grande evento como um amistoso internacional em Wembley requer policiamento, foi decidido por não deixar que ele seja disputado".
Os protestos em Londres começaram depois da morte de Mark Duggan. Ele foi morto por policiais, na quinta-feira, em Tottenham, depois de ser abordado em um táxi por uma unidade da polícia que investiga crimes a mão armada naquele bairro. Na última segunda-feira, em um dos momentos mais tensos da onda de distúrbios, um prédio foi incendiado no sul de Londres. Mais de 200 pessoas já foram presas na cidade.
Além do atentado contra o prédio, jovens manifestantes já cometeram atos de vandalismo contra carros, incendiaram lixeiras saquearam lojas e atacaram até policiais com garrafas e fogos de artifício.
Indignado com o quadro crítico vivido em Londres, Wayne Rooney, atacante da seleção inglesa e do Manchester United, fez um apelo para pedir pelo fim da violência na cidade. "Isso é vergonhoso para o nosso país. Por favor, parem", escreveu o jogador, por meio de sua página no Twitter.
O defensor Rio Ferdinand, outro astro da seleção inglesa, descreveu a escalada da violência em Londres como "loucura" e questionou se soldados não deveriam ser colocados nas ruas de Londres para contê-la.
Por causa dos distúrbios, três jogos da Copa da Liga Inglesa que estavam marcados para esta terça-feira também foram cancelados. O West Ham, time do leste londrino que receberia o Aldershot em um dos confrontos, disse que a polícia informou que "todos os grandes eventos públicos em Londres deveriam ser reorganizados". Já no sul de Londres, os duelos entre Charlton e Reading e do Crystal Palace contra o Crawley também foram adiados.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista