Testes
Alonso chega como o melhor da semana
Agência Estado
A estreia de Fernando Alonso na Ferrari levou 36.400 torcedores ao Circuito Ricardo Tomo, em Valencia, para o terceiro dia de testes coletivos. E o bicampeão mundial não decepcionou seus fãs. Com o tempo de 1min11s722, cravou o melhor tempo do período em Valencia. Ainda assim, pediu calma. "Hoje apenas dá para dizer que dispomos de um carro resistente para terminar as corridas. É fácil de pilotar, sim, mas vamos esperar os testes de Jerez para conhecer melhor nosso potencial", afirmou. "Meu primeiro dia na Ferrari foi carregado de emoção, é incrível a atmosfera da equipe."
Os treinos em Jerez ocorrem de 10 a 13 deste mês. Será um tira-teima para verificar se a Ferrari realmente está mesmo à frente dos rivais como deu a entender. Mercedes e McLaren despontam como principais antagonistas da escuderia italiana. Ainda há a Red Bull, que irá apresentar seu modelo 2010 somente em Jerez.
A Virgin Racing, do piloto brasileiro Lucas di Grassi, celebrou uma vitória ontem ao se tornar a primeira equipe completamente nova da Fórmula 1 a apresentar seu carro para a temporada de 2010, uma máquina desenvolvida como nenhuma outra. A equipe britânica optou por uma abordagem totalmente digital, desenvolvendo seu carro no computador em vez de usar o túnel de vento, opção mais cara.
"O carro simplesmente parece fantástico", disse Di Grassi, enquanto posava em frente ao VR-01 preto e vermelho em um estúdio fotográfico, antes do lançamento do carro pela Internet.
O alemão Timo Glock, que fará os primeiros testes com o novo carro por dois dias em Silverstone antes de a equipe se juntar a outras escuderias para sessões de testes em Jerez, na Espanha, concordou. "A primeira reação ... é de que é um carro realmente bom", disse o ex-piloto da Toyota. "Acho que temos algumas boas ideias para o carro. Para mim, é uma base sólida de início para nós começarmos a testar. O desenvolvimento já é bastante bom e agora temos que trabalhar na velocidade."
O chefe da equipe, John Booth, que garantiu a entrada da Manor Grand Prix na Fórmula 1 como uma das quatro equipes totalmente novas na categoria este ano, antes de fechar uma parceria com o Virgin Group, do empresário Richard Branson, disse que a apresentação do carro era o fim de uma jornada muito emocionante. "Estou imensamente orgulhoso... Quando ele saiu da oficina ontem (segunda-feira), em toda a sua glória, foi um momento muito especial", disse.
O diretor técnico Nick Wirth disse que juntar uma equipe e desenvolver um carro novo do zero em um cronograma tão curto foi uma "tarefa épica". "A outra coisa fantástica, que não é óbvio hoje, é que quando descarregamos o caminhão ontem, eu recebi um telefonema com a notícia de que passamos no último teste de acidente, então o carro está totalmente homologado e preparado", disse. "Então é um trabalho espetacular que todos fizeram para chegar a esse ponto dentro do prazo e do orçamento", acrescentou.
Wirth prometeu que o carro será constantemente desenvolvido ao longo da temporada, assim que ele correr de maneira confiável. "Somos uma equipe de corrida séria, com ambições sérias, então não tentaremos correr antes que possamos andar", disse.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião