
Cairo - Apesar do sufoco, o Brasil conseguiu derrotar a Costa Rica por 1 a 0, ontem, no Cairo, no Egito, e garantiu vaga na final do Mundial sub-20. Assim, a seleção brasileira vai buscar seu quinto título na história da competição, na decisão de sexta-feira, contra Gana, que eliminou a Hungria na outra semifinal.
Brasil e Gana já se enfrentaram numa final de Mundial sub-20. Foi em 1993, na Austrália, quando os brasileiros somaram o terceiro de seus quatro títulos venceram também em 1983, 1985 e 2003. A seleção ganesa, por sua vez, teve outra chance de ser campeã, mas também ficou com o vice: perdeu para a Argentina, em 2001.
Na semifinal de ontem, o Brasil não encontrou a mesma facilidade que teve quando goleou a Costa Rica por 5 a 0, em sua estreia no torneio júnior da Fifa. Dessa vez, os costa-riquenhos fortaleceram a marcação, conseguindo segurar o ataque brasileiro, e também levaram perigo nas jogadas ofensivas, assustando o goleiro Rafael.
"Sabíamos que não seria um jogo fácil", admitiu o atacante Alan Kardec, autor do gol da vitória do Brasil na semifinal contra a Costa Rica. "Estou consciente de que não fizemos uma partida fantástica. Mas conseguimos nosso maior objetivo, que era chegar à final", afirmou o técnico da seleção brasileira, Rogério Lourenço.
Diante da forte marcação da Costa Rica, o Brasil não conseguiu achar muito espaço para jogar. Assim, criou poucas chances de gol. Mas teve competência para chegar à vitória aos 22 do segundo tempo, quando Bruno Bertucci cruzou na área, Alex Teixeira desviou de cabeça e Alan Kardec chutou forte para marcar um bonito gol, quase sem ângulo.
Depois do gol, o Brasil sofreu pressão, mas soube segurar a vantagem. "Algumas vezes, uma derrota tem quase o mesmo sentimento de vitória. Nós mostramos que podemos jogar em alto nível", afirmou o técnico Ronald Gonzalez, feliz pela performance da seleção costa-riquenha.
Ao garantir a classificação brasileira, Alan Kardec marcou seu quarto gol no Mundial Sub-20. Mas ele ainda está muito longe do artilheiro da competição: Adiyiah já fez oito gols para a seleção de Gana, incluindo dois na vitória de ontem sobre a Hungria, por 3 a 2, também no Cairo, pela outra semifinal.
Gana abriu o placar logo aos 10 minutos, com Adiyiah. Ele mesmo ampliou aos 31. Depois, já na segunda etapa, começou a reação húngara: Futacs diminuiu aos 28. Mas a seleção ganesa voltou a marcar aos 36, com Quansah. Balajti ainda fez o segundo, aos 39, mas Hungria já não tinha tempo de buscar o empate.
Deixe sua opinião