Em uma partida de poucas oportunidades de gol, o Coritiba conseguiu fazer 1 a 0 no Avaí e com a ajuda de outros resultados terminou a penúltima rodada na quinta colocação do campeonato, dentro da zona de classificação para a Libertadores da América. Agora, a vaga será decidida no clássico com o Atlético, domingo que vem na Arena. A partida ganha contornos de decisão, com o Coxa buscando a competição continental e o Rubro-Negro na partida derradeira contra o rebaixamento.
Jogando contra um time misto do Avaí, lanterna do Campeonato Brasileiro e já rebaixado para a Segunda Divisão, o Coritiba se mostrou desorganizado ao longo de praticamente toda a partida. Enquanto isso, o Avaí mostrava vontade de jogar. Ao longo do primeiro tempo, a equipe catarinense mostrou mais volume de jogo, embora sem ter criado oportunidades claras de gol.
Enquanto isso, o placar das outras partidas abriam caminho para o Coxa. O Inter perdia para o Flamengo, o Figueirense empatava com o líder Corinthians (iria levar 1 a 0 e perder), o São Paulo iria levar um gol do Palmeiras e o Botafogo começava a ser goleado pelo Atlético-MG (fechou em 4 a 0).
O Coritiba, entretanto, não fazia a lição de casa. Durante o primeiro tempo, o time pouco criou. A bola não chegava com qualidade na área do Leão da Ilha, e o primeiro tempo terminou sem grandes chances clara de gol para nenhuma das duas equipes. A exceção ocorreu aos 44 minutos, quando Rafinha recebeu na área e chutou ao pé da trave esquerda do goleiro Bonatto.
Definição
Precisando do resultado, o técnico Marcelo Oliveira mexeu no time durante o intervalo, e o Coritiba voltou dos vestiários com mais potencial ofensivo. Tcheco deu lugar a Maranhão e Éverton Ribeiro, com baixo rendimento, foi substituído por Geraldo.
Aos dez minutos da etapa final, mais uma troca no ataque: Bill entrou no lugar de Éverton Costa. Apesar disso, a equipe seguia sem rapidez e criatividade. À medida em que o tempo passava a torcida ficava mais ansiosa, mas seguiu empurrando o time.
Aos 28, o Coritiba iniciou um bom momento no jogo após a expulsão de Fabiano, do Avaí, que chutou a bola parada em cima do adversário. O time da casa foi para cima e iniciou uma blitz para cima da defesa catarinense.
Porém a qualidade do futebol coxa-branca não melhorou. Tudo parecia acabado até os 39 minutos, quando um lançamento encontrou a cabeça do capitão Jéci, que subiu mais que toda a zaga e testou para as redes. Após o gol, o Coxa perdeu a pressa e empurrou a partida para o final com lentos toques de bola. O Avaí teve mais um jogador expulso (Fernandinho, depois de outra confusão) e não teve forças para buscar um empate.
Segura da manutenção do resultado, a torcida coxa passou a secar o Atlético-PR, que naquele momento perdia por 2 a 1 do América-MG e corria o risco de terminar a rodada rebaixado. Mas o gol de empate do Ceará contra o Cruzeiro salvou o Furacão e deu gás para o adversário coxa-branca na última rodada. Após o encerramento dos jogos, o balanço dos resultados foi positivo para o Coritiba, embora tenha colocado a equipe diante de um rival que joga a última cartada para permanecer na série A em 2012.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião