Alviverdes
Liberados
O lateral-esquerdo Eltinho (foto acima), o lateral-direito Maranhão e o meia Tcheco já treinam fisicamente no CT da Graciosa. O primeiro, que se recuperava de lesão muscular, sofreu uma crise gastrointestinal recentemente. Mesmo assim, a tendência é de que fique à disposição para enfrentar o Corinthians-PR, domingo, no Couto Pereira.
Ainda no DM
O zagueiro Jéci e o atacante Marcos Aurélio seguem tratando de lesões musculares no departamento médico. A expectativa anterior era de que ambos começassem o treinamento físico hoje, algo que dificilmente vai ocorrer, o que diminui a chance de atuarem contra o Timãozinho.
Poupado
Com um machucado no calcanhar do pé esquerdo, o volante Léo Gago foi poupado dos últimos treinamentos. O jogador, porém, deve retornar aos trabalhos normalmente hoje.
O retorno de Leonardo aos gramados esquentou de vez a disputa pela camisa 9 coxa-branca. Após ficar dois meses parado por causa de uma lesão nas costas, o atacante, titular no início da temporada, entrou na briga com Anderson Aquino e Bill pela vaga de centroavante. O posto é o mais concorrido de todo o elenco até momento.
Por enquanto as estatísticas apontam vantagem ao mais jovem postulante à posição. Aquino, 24 anos, ex-Paraná e Atlético, foi titular em sete jogos em 2011 e entrou no decorrer de outras seis partidas. Fez dez gols média 0,76 por jogo e deu uma assistência. Além da função de centroavante, também tem jogado como meia-atacante de acordo com a necessidade do técnico Marcelo Oliveira.
Já Bill, 26 anos, que assumiu a posição após a contusão de Leonardo, marcou nove vezes e deu quatro assistências. Tudo isso em 12 duelos desde o início e outros três como substituto. A média, porém, é um pouco mais baixa, de 0,6 gol por partida.
O retrospecto de Leonardo, 28 anos, foi prejudicado pelo longo período sem atuar. Em cinco partidas como titular e mais duas entrando no decorrer dos confrontos, tem apenas um tento marcado no último jogo, contra o Rio Branco e um passe para gol na conta.
Para o treinador, a camisa 9 ainda não tem dono absoluto. "Estou muito contente com a qualidade dos atletas que tenho à disposição. O elenco todo está muito equilibrado", disse Oliveira, que não descarta até mesmo escalar os três ao mesmo tempo. "Posso colocar qualquer um de olhos fechados para jogar", reiterou.
Por terem características diferentes, os três avantes podem cumprir papéis distintos. Mais alto e forte (1,85 m e 90 kg), Bill tem características de pivô, normalmente jogando de costas para o gol. Aquino funciona mais como um segundo atacante, caindo pelos lados, com velocidade e chute preciso, mas correspondeu quando jogou como referência. Já Leonardo é uma espécie de mescla entre os dois, com os fundamentos bem lapidados.
"Cada um tem seu jeito, sua qualidade, mas estamos no mesmo nível. A disputa é boa", disse Leonardo. "Todos estão muito bem. Quem ganha com isso é o Coritiba", fechou Aquino.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas