Leonardo, recuperado de uma grave contusão nas costas, tenta recuperar o tempo perdido – e a camisa 9: “A disputa é boa”| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

Alviverdes

Liberados

O lateral-esquerdo Eltinho (foto acima), o lateral-direito Maranhão e o meia Tcheco já treinam fisicamente no CT da Graciosa. O primeiro, que se recuperava de lesão muscular, sofreu uma crise gastrointestinal recentemente. Mesmo assim, a tendência é de que fique à disposição para enfrentar o Corinthians-PR, domingo, no Couto Pereira.

Ainda no DM

O zagueiro Jéci e o atacante Marcos Aurélio seguem tratando de lesões musculares no departamento médico. A expectativa anterior era de que ambos começassem o treinamento físico hoje, algo que dificilmente vai ocorrer, o que diminui a chance de atuarem contra o Timãozinho.

Poupado

Com um machucado no calcanhar do pé esquerdo, o volante Léo Gago foi poupado dos últimos treinamentos. O jogador, porém, deve retornar aos trabalhos normalmente hoje.

CARREGANDO :)
O lateral-esquerdo Eltinho
CARREGANDO :)

O retorno de Leonardo aos gramados esquentou de vez a disputa pela camisa 9 coxa-branca. Após ficar dois meses parado por causa de uma lesão nas costas, o atacante, titular no início da temporada, entrou na briga com Anderson Aquino e Bill pela vaga de centroavante. O posto é o mais concorrido de todo o elenco até momento.

Publicidade

Por enquanto as estatísticas apontam vantagem ao mais jovem postulante à posição. Aquino, 24 anos, ex-Paraná e Atlético, foi titular em sete jogos em 2011 e en­­trou no decorrer de outras seis partidas. Fez dez gols – média 0,76 por jogo – e deu uma assistência. Além da função de centroavante, também tem jogado como meia-atacante de acordo com a necessidade do técnico Marcelo Oliveira.

Já Bill, 26 anos, que assumiu a posição após a contusão de Leo­­nardo, marcou nove vezes e deu quatro assistências. Tudo isso em 12 duelos desde o início e outros três como substituto. A média, porém, é um pouco mais baixa, de 0,6 gol por partida.

O retrospecto de Leonardo, 28 anos, foi prejudicado pelo longo período sem atuar. Em cinco partidas como titular e mais duas entrando no decorrer dos confrontos, tem apenas um tento – marcado no último jogo, contra o Rio Branco – e um passe para gol na conta.

Para o treinador, a camisa 9 ainda não tem dono absoluto. "Estou muito contente com a qualidade dos atletas que tenho à disposição. O elenco todo está muito equilibrado", disse Oli­­veira, que não descarta até mesmo escalar os três ao mesmo tempo. "Posso colocar qualquer um de olhos fechados para jogar", reiterou.

Por terem características di­­ferentes, os três avantes podem cumprir papéis distintos. Mais alto e forte (1,85 m e 90 kg), Bill tem características de pivô, normalmente jogando de costas para o gol. Aquino funciona mais como um segundo atacante, caindo pelos lados, com velocidade e chute preciso, mas correspondeu quando jogou como referência. Já Leonardo é uma espécie de mescla entre os dois, com os fundamentos bem lapidados.

Publicidade

"Cada um tem seu jeito, sua qualidade, mas estamos no mesmo nível. A disputa é boa", disse Leonardo. "Todos estão muito bem. Quem ganha com isso é o Coritiba", fechou Aquino.