Os barcos Puma Ocean Race e Ericsson 4 estão travando uma luta acirrada pela liderança da quinta etapa da Volvo Ocean Race - a regata Volta ao Mundo. As duas embarcações optaram por rotas diferentes na passagem pelas ilhas Fiji, mas agora já estão emparelhadas no mar do Pacífico Sul.
Até a semana passada, o Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, dominava a prova desde os primeiros dias de competição, entre a cidade chinesa de Qingdao e o Rio de Janeiro em um percurso de 12,3 mil milhas náuticas, com chegada prevista para o fim deste mês.
No final de semana, a flotilha se separou. Enquanto os barcos Ericsson 4, Ericsson 3 e Green Dragon prefiram navegar a leste de Fiji, o Puma e o Telefónica Blue preferiram uma rota entre as ilhas Viti Levu e Vanua Levu. O percurso mais a oeste deu a liderança ao Puma, mas o barco norte-americano já é seguido de perto pelo Ericsson 4.
Depois da passagem por Fiji, as embarcações já percorreram quase 5 mil milhas náuticas desde a largada, há 17 dias, e agora seguem nesta segunda-feira em direção ao sul, onde passarão por um rota volante próxima a Nova Zelândia, que conta pontos na classificação geral.
Os três líderes, separados por menos de 9 milhas náuticas, fazem uma rota mais ao leste. Já o Telefónica Blue e o Green Dragon navegam mais ao oeste dos adversários, e tem menos de 35 milhas náuticas de desvantagem.
Classificação da quinta etapa da Volvo Ocean Race, às 10 horas (de Brasília)
1. Puma - a 7.578 milhas náuticas da chegada
2. Ericsson 4 - a 2 milhas náuticas do líder
3. Ericsson 3 - a 9 milhas náuticas
4. Telefónica Blue - a 24 milhas náuticas
5. Green Dragon - a 34 milhas náuticas
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura