O segundo turno das eleições municipais começou com problemas em urnas eletrônicas em Maringá. Até às 10h15 deste domingo (28), duas das cinco zonas eleitorais registraram problemas no funcionamento de 14 aparelhos, mas a maioria foi resolvida logo no início da votação. Mesmo assim, a Justiça Eleitoral considerou que o início do pleito foi tranquilo.

CARREGANDO :)

Uma urna precisou ser substituída na seção 273, na 137ª Zona Eleitoral, no Colégio Olga Aiub Ferreira, localizado no Conjunto Requião. De acordo com a Justiça Eleitoral, a urna apresentou problemas com o horário registrado pela máquina e, por isso, a votação foi suspensa por cerca de 15 minutos no local.

Na 137ª Zona Eleitoral, outras 12 urnas apresentaram o mesmo problema. De acordo com a Justiça, porém, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foram ao local e arrumaram os aparelhos, sem que fosse necessária a substituição. Por volta das 8h15, a votação nesses locais estava normalizada.

Publicidade

Já a 192ª Zona Eleitoral havia registrado problema de impressão em uma urna eletrônica. Segundo a Justiça Eleitoral, o problema foi resolvido antes do início da votação.

De acordo com o juiz eleitoral José Cândido Sobrinho, a normalidade era esperada pela Justiça. "Passei por cinco locais de votação e o clima era de tranquilidade."

Segundo a Polícia Militar (PM), a Polícia Civil e a Secretaria dos Transportes (Setran), nenhum eleitor havia sido notificado ou preso até o início da manhã deste domingo (28).

Para denunciar crimes eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) orienta a população a procurar a equipe de PM mais próxima ou um cartório eleitoral.

Votação

Publicidade

Em Maringá, 257 mil eleitores estão aptos para votar neste segundo turno. Para a escolha, os maringaenses têm à disposição 710 urnas, distribuídas em cinco zonas eleitorais e 83 locais de votação. Foram convocados 3.550 mesários para trabalharem durante o pleito.

Os dois candidatos à prefeitura de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP) e Enio Verri (PT), votaram na manhã deste domingo (28). Pupin votou por volta das 9h30, no Colégio Marista, localizado na região central da cidade. Enio Verri (PT) confirmou seu voto por volta das 10h25 no Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes, na Vila Morangueira.