Stanislas Wawrinka confirmou a boa fase no saibro nesta sexta-feira (10) ao vencer o francês Jo-Wilfried Tsonga e avançar às semifinais do Masters 1000 de Madri. O suíço dominou a partida e teve boas chances para fechar o jogo no segundo set. Após desperdiçar dois match points, selou o triunfo somente na terceira parcial, pelo placar de 6/2, 6/7 (9/11) e 6/4, em quase duas horas de partida.
A vitória teve sabor de vingança para Wawrinka. Há três semanas, ele havia sido eliminado por Tsonga no Masters 1.000 de Montecarlo, também nas quartas de final. O suíço já vinha mostrando bom desempenho no saibro, com uma boa vitória sobre Andy Murray nas oitavas daquele torneio.
Após ser eliminado por Tsonga, Wawrinka faturou o título do Torneio de Oeiras, em Portugal, com uma grande vitória sobre David Ferrer, atual número quatro do mundo e especialista em saibro. Em Madri, foi o responsável pela queda do búlgaro Grigor Dimitrov, uma das sensações da temporada e algoz do número Novak Djokovic na competição.
Em busca de sua terceira final na temporada, Wawrinka terá pela frente o tcheco Tomas Berdych, que eliminou o escocês Andy Murray nesta sexta. O adversário é o atual vice-campeão do torneio. A outra semifinal vai reunir os espanhóis Rafael Nadal e Pablo Andújar.