O piloto paranaense Wellington Cirino manteve o sonho de conquistar mais um título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck até a 27ª volta da etapa de Brasília. Após ter largado na pole, ele liderou e chegou a ficar próximo da conquista, mas seu caminhão quebrou e o então líder da temporada, Felipe Giafone, conseguiu somar os pontos que precisava para levantar o caneco neste domingo.

CARREGANDO :)

Com 169 pontos, Giafone terminou com oito de vantagem sobre o vice-campeão Walmir Benavides. Roberval Andrade, que chegou venceu a prova, terminou na terceira posição no campeonato. Cirino não completou a prova e terminou o campeonato na quarta colocação, com 141 pontos. Nas marcas, a Volkswagem venceu a disputa com 454 pontos, 104 a mais que a vice-campeã Mercedes.

A prova

Publicidade

Foi o segundo título do piloto Felipe Giafone, que veio da Fórmula Indy em 2005 e fez três temporadas inteiras na Truck, sagrando-se campeão também em 2007. "Estou muito contente com o título. Foi uma das corridas mais complicadas da minha vida. Fiquei o tempo todo entre estar com o título na mão e perder a qualquer momento. Quando estava em quarto, eu era o campeão, mas se caísse para quinto, com o Cirino (Wellington) vencendo eu estaria fora da disputa", contou.

A angústia de Giafone durou as 27 voltas lideradas por Cirino. Mesmo após a quebra do adversário, a corrida continuou movimentada, com várias alternâncias de posições. Antes da quebra de Cirino, a Mercedes-Benz parecia estar prestes a marcar mais uma dobradinha no ano (seria a terceira). Cirino e seu companheiro de equipe Geraldo Piquet se mantiveram em primeiro e segundo durante dez voltas. Foi quando aconteceu Roberval Andrade, que vindo da 18ª posição no grid de largada, veio atropelando todos os concorrentes e ganhando posições a toda volta, até chegar à vitória.

Confira os dez primeiros da prova de Brasília:

1) Roberval Andrade, SP (Scania); 2) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 3) Djalma Fogaça, SP (Ford); 4) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 5) Renato Martins, PR (Volkswagen); 6) Fabiano Brito, PR (Volvo); 7) Fred Marinelli, PR (Iveco); 8) Danilo Dirani, SP (Volvo); 9) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 10) Pedro Muffato, PR (Scania);