Os organizadores da Copa do Mundo revelaram as primeiras imagens do estádio Qi Zhong, em Xangai, na China, que abrigará os jogos da competição de encerramento da temporada. O torneio é disputado sempre pelos oito primeiros colocados da Corrida dos Campeões.
Até o momento, o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal estão classificados. As outras vagas serão decididas até outubro, pois a Copa do Mundo este ano será realizada entre os dias 13 e 20 de novembro.
Localizado na cidade de Ma Qiao, no distrito chinês de Minhang (sudoeste de Xangai), o estádio Qi Zhong será a sede da Copa do Mundo de 2005 a 2007. Este ano, o país abrigará a competição pela segunda vez: as outras foram realizadas em Lisboa (Portugal-2000), Sydney (Austrália-2001), Xangai (China-2002) e Houston (Estados Unidos-2003 e 2004).
A primeira fase está completa desde agosto e servirá apenas para receber a Copa do Mundo. A quadra central tem capacidade para 15 mil torcedores e é cercada por 30 corredores de acomodações permanentes (12 mil no total). A área VIP conta com três mil lugares e tem restaurantes. No futuro, quando a fase dois estiver encerrada, o estádio terá 40 quadras - a central, três estádios menores e cobertos, 14 quadras cobertas e outras 22 descobertas.
Quadra Central
No fim de 2006, o local terá as maiores instalações para a prática do tênis em toda a China e será a Academia junior de Xangai, onde a Federação do país espera revelar e desenvolver talentos.
A China mostra que tem tudo para se tornar um potência no tênis. Com o rápido crescimento econômico, o país pôde construir o que há de mais moderno em design e tecnologia. A quadra central do Qi Zhong cobre uma área total de 333,8 mil metros quadrado e tem quatro andares, medido 40 metros de altura. O teto é feito em aço e mede cerca de 16 toneladas. Em caso de tempo ruim, a quadra ganha cobertura em apenas oito minutos. Para a imprensa, será instalado um centro de mídia.
Desde que a Corrida dos Campeões foi criada, quatro edições da Copa do Mundo foram disputadas. Em 2000, o brasileiro Gustavo Kuerten foi o campeão em Lisboa; em 2001 e 2002, o australiano Lleyton Hewitt levou as taças e em 2003 e 2004, o suíço Roger Federer foi o vencedor.
Oito primeiros da Corrida dos Campeões:
1. Roger Federer (SUI) - 1010 pontos** 2. Rafael Nadal (ESP) - 838 pontos**3. Andy Roddick (EUA) - 547 pontos 4. Lleyton Hewitt (AUS) - 400 pontos 5. Nikolay Davydenko (RUS) - 371 pontos 6. Guillermo Coria (ARG) - 353 pontos7. Marat Safin (RUS) - 346 pontos 8. Gaston Gaudio (ARG) - 343 pontos
** Já classificados
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião