O zagueiro Luís Henrique passou por cirurgia no joelho e só volta a jogar em 2009| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Contratado no começo de maio de 2007, em pouco tempo o zagueiro Luís Henrique acabou se tornando um dos principais jogadores do Paraná e o capitão da equipe. Mas uma série de lesões fez com que o atleta não ajudasse o Tricolor tanto quanto gostaria.

CARREGANDO :)

Operado no dia 12, o zagueiro sabe que só deve retornar aos gramados em de quatro a seis meses – ou seja, somente em 2009. "Foi no tendão patelar, local no qual a gente vem sofrendo desde o ano passado, devido aos campos duros", conta. "Tive a tendinite (no joelho direito), que chegou a virar crônica e acabou pegando umas fibras no tendão, onde causava dor e a gente não conseguia jogar – tanto eu como o Goiano. Chegou a um ponto que teve que optar por uma cirurgia para fazer um enxerto no tendão para ficar resistente de novo", explicou.

O atleta chegou no Tricolor depois de ter feito um bom campeonato paulista pelo Bragantino. Luís Henrique estreou com a camisa paranista no primeiro jogo do Brasileiro, na vitória contra o Grêmio. Depois disso, o jogador atuou durante todo o primeiro turno, com exceção de um jogo.

Publicidade

Mas, justamente na partida de volta, contra o Grêmio, começou o martírio do zagueiro. Machucado, Luís Henrique ficou seis jogos fora, atuou em quatro e novamente voltou para o departamento médico nas oito partidas finais que culminaram com o rebaixamento para a Série B.

Já neste ano, o jogador atuou 15 vezes no Estadual e 4 pela Copa do Brasil. Na Série B, o zagueiro só conseguiu atuar nas três primeiras partidas, ficando mais uma vez afastado desde o dia 20 de maio. Até agora, foram 45 jogos vestindo a camisa paranista.

"(A lesão) Evoluiu bem do ano passado para este ano. Mas senti de novo e, como estava em uma fase decisiva (do Estadual e da Copa do Brasil), o professor Bonamigo optou por segurar a gente nos treinos e utilizar nos jogos. Fomos no sacrifício em várias partidas, superando as dores para tentar ajudar. Mas no começo da Série B eu não conseguia mais fazer alguns movimentos", revelou, lembrando que o início nesta temporada foi no início de abril, em jogo que classificou o time à semifinal estadual contra o Coritiba.

Luis Henrique ainda tentou explicar os motivos da atual situação paranista. "É difícil falar agora de um só fator. Vem desde a eliminação da Copa do Brasil e do Paranaense, o que abateu bastante a equipe. A gente não tinha um grupo formado para a Série B. Vários jogadores chegaram no final do primeiro turno. A demora para ter um entrosamento. Mas os atletas têm a parcela de culpa" contou o zagueiro, que apesar disso apostou que o time não cai para a Série C.