Campeão olímpico nas argolas, o ginasta Arthur Zanetti, 22 anos, começou a temporada de 2013 vencendo a etapa de Doha da Copa do Mundo de Ginástica Artística, ontem.
O atleta de São Caetano do Sul (SP) faturou o ouro no aparelho que é sua especialidade, as argolas, com a nota de 15.700 pontos, superando em mais de dois décimos o medalhista de prata, o chinês Qiuhua Liao.
O paulista reduziu sua nota de partida em relação à série que apresentou em Londres, partindo de 6.700. Mas ele teve excelente execução, com 9.000 pontos, para chegar a um total de 15.700 pontos. De acordo com o próprio ginasta, a mudança foi necessária por conta da mudança nos critérios de julgamento, que reduziram a importância de elementos de força.
Mas o campeão olímpico ainda não está contente com a sua apresentação. Apesar da boa nota no quesito execução, o brasileiro ainda quer melhorar.
"Gostei muito da cidade, do ginásio, da minha participação na competição e de ter saído com o ouro. Gostei da minha prova de hoje [ontem] nas argolas. Foi sim uma boa apresentação, mas a chegada ainda não está perfeita. Vou trabalhar mais para que fique", disse Zanetti.
Outro brasileiro competiu na mesma final, Henrique Medina, companheiro de Zanetti no São Caetano, foi o quinto, com 15.250.
A outra medalha do Brasil, nesta quinta-feira, no Catar veio com um xará de Zanetti. Arthur Nory Mariano (do Pinheiros) tirou 14.900 na sua apresentação no solo para ficar com a medalha de bronze. Só ficou à frente dele Flavius Koczi, da Romênia, com 14.925.
"Estou muito feliz com o resultado. O objetivo foi cumprido de ser finalista e ganhar uma medalha. Agora vou focar ainda mais nos treinos para dificultar mais as séries e ganhar ouro nas próximas. Cada prova serve de experiência para chegar bem preparado no Mundial, que é a competição mais importante do ano", resumiu o ginasta brasileiro.
Entre as mulheres, só uma brasileira disputou final ontem. Foi Adrian Gomes, que ficou em sétimo no salto. A vitória foi da vietnamita Thi Ha Thanh Phan.
Na sequência da temporada, Arthur ainda disputa as seguintes provas: a 1.ª etapa do Circuito Nacional, em abril (de 23 a 26); etapa da Copa do Mundo, em Anadia, Portugal (21 a 23/6); a segunda etapa do Circuito, em agosto; o Mundial da Antuérpia, Bélgica (30/9 a 6/10); e a etapa final do Circuito (22 a 24/11).
Deixe sua opinião