O primeiro-ministro da Espanha, Jose Luis Rodriguez Zapatero, afirmou nesta terça-feira que a chance de sediar os Jogos Olímpicos de 2016 na capital Madri seria uma coroação à excelente fase do esporte no país. "Nós merecemos os Jogos, vivemos uma era de ouro", afirmou o político.
A Espanha hoje tem o tenista número 1 do mundo, Rafael Nadal, e atletas de ponta em várias modalidades, como no ciclismo, com Alberto Contador, atual campeão da Volta da França e favorito ao bi, na Fórmula 1, com Fernando Alonso, e no futebol, com a conquista da última Eurocopa.
"A Espanha vive uma era do ouro no esporte. Somos os melhores em muitos esportes, inclusive no futebol. Nossos atletas estão brilhando em todo o mundo", esnobou Zapatero, que é torcedor confesso do Barcelona. Para ele, o fato de a Espanha ter sediado os Jogos de Barcelona, em 1992, será um ponto positivo na candidatura de Madri, contra Chicago, Rio de Janeiro e Tóquio - a eleição será em outubro, na Dinamarca. "A Olimpíada de Barcelona mostrou ao mundo que a Espanha sabe como realizar esses eventos.
A comissão de vistoria do Comitê Olímpico Internacional chegou nesta terça-feira a Madri, depois de passar pelo Rio. Zapatero aproveitou para dar todas as garantias de apoio do governo à organização do evento, independentemente da situação da economia mundial. "É uma candidatura que não está submetida a nenhuma circunstância econômica", prometeu.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Deixe sua opinião