Nome: José Roberto da Silva Júnior.Nascimento: 06/07/1974, em São Paulo (SP).Peso: 72 kg.Altura: 1,75 m.Clubes: Bayern de Munique (atual), Portuguesa, Real Madrid, Flamengo e Bayer Leverkusen.Convocações: 118.Jogos: 79.Gols: 5.Copas: 1998.
Zé Roberto é uma das grandes apostas de Carlos Alberto Parreira na Copa. Atualmente volante, Zé Roberto começou a carreira como lateral-esquerdo na Portuguesa. No clube paulista, para se adaptar à função, foi obrigado a treinar muita marcação. Penou, mas deu conta do recado, levando a equipe ao vice-campeonato brasileiro de 1996.
Negociado com o Real Madrid, sofreu com a implicância do técnico Fábio Capello, que o forçou a atuar como lateral-direito. Seus longos treinamentos incluíam o trabalho com a perna direita, mas o desempenho no lado errado nunca foi o ideal. Aí apareceu Zagallo. Técnico da seleção na metade da década de 90, ele convocou o jogador para atuar como meia o que irritou Capello, que fez o possível para não liberá-lo. A experiência deu certo.
Como volante, fez sucesso na Alemanha pelo Bayer Leverkusen, primeiro, e depois no Bayern de Munique, onde foi tricampeão da Bundesliga. Pela seleção, também acumulou histórias. Conquistou duas vezes a Copa América (97 e 99) e a Copa das Confederações (97 e 05), além de ter participado do vice do Mundial de 98.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião