Curitiba foi eleita nesta segunda-feira (4) a segunda cidade mais inteligente, tecnológica e inovadora do Brasil, pelo ranking Connected Smart Cities 2023. Este é mais um reconhecimento nacional que a capital paranaense recebe pelos seus esforços em integrar soluções tecnológicas e inovadoras para promover a melhoria da qualidade de vida dos curitibanos. As informações são da Prefeitura de Curitiba.
O anúncio do resultado foi feito na manhã desta segunda-feira (4/9), na abertura do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
A capital paranaense ficou em 2º lugar no ranking geral, atrás de Florianópolis (SC). São Paulo (SP) completou o Top 3. Curitiba também ficou em 2º lugar na categoria Tecnologia e Inovação e em 5º lugar no eixo Empreendedorismo.
Cidade inteligente
O resultado do ranking Connected Smart Cities 2023 referenda os trabalhos realizados por Curitiba na implantação de soluções tecnológicas para melhorar a vida dos curitibanos e se une a outros reconhecimentos nacionais e internacionais.
Somente em 2023, a cidade foi eleita uma das sete das comunidades mais inteligentes do mundo pelo Intelligent Community Forum - ICF; segundo ecossistema emergente mais promissor para startups na América Latina (ranking Global Startup Ecosystem Report 2023); segunda melhor cidade do Brasil para as startups pelo terceiro ano consecutivo pelo relatório Startup Ecosystem Index Report 2023.
Curitiba ainda é finalista do Seoul Smart City Prize, da Coreia do Sul, com o case do Vale do Pinhão, e do Latam Smart City Awards, o mais importante reconhecimento de iniciativas de cidades inteligentes da América Latina, com o case do Programa Curitiba Mais Energia.