“Outubro Rosa Curitiba: o som da solidariedade”: 2,2 mil participantes e todo o dinheiro arrecadado para o Hospital Erasto Gaertner| Foto: Fabiano Guma

O Brasil registrou em 2016 cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama, segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença é a segunda neoplasia mais comum entre mulheres, atrás apenas do câncer de pele. Para chamar a atenção para o problema, em outubro passado mais de mil apaixonados por Harley Davidson se reuniram em Curitiba para arrecadar fundos para o Hospital Erasto Gaertner, centro de referência para tratamento da doença na Região Sul. A ação, promovida pela Air Promo, agência de marketing promocional, conseguiu arrecadar R$, 2,2 milhões que foram revertidos à instituição. A iniciativa rendeu à agência o Prêmio Top de Marketing ADVB 2017 na categoria Social, com o case “Outubro Rosa Curitiba: o som da solidariedade”. 

Motociclistas de diversas regiões do Brasil foram mobilizados para a causa da prevenção, combate e tratamento do câncer. Além de um grande encontro do grupo, com três dias de duração, a programação incluiu show da banda de rock Skank, desfile de moto pelas ruas da cidade, visitas a pontos turísticos de Curitiba e festa particular no Hard Rock Café. 

Foram cerca de 2,2 mil participantes vindos de 11 estados do Brasil e todo o dinheiro arrecadado para o Hospital Erasto Gaertner foi destinado à construção e melhorias de novos laboratórios. Com a iniciativa, Curitiba também foi reconhecida como cidade-sede do maior evento beneficente Harley Davidson da América Latina. 

 

O diretor de novos negócios da Air Promo, Rafael Maia, conta que este já é o segundo ano consecutivo que a agência participa desta ação e o objetivo era chegar ao dobro do valor arredado em 2016, que totalizou R$ 500 mil em dois dias de evento. “Nós arrecadamos mais de R$ 2 milhões este ano, usando principalmente nosso conhecimento na área e envolvendo as pessoas da equipe”, comenta. 

A Air Promo também assinou o planejamento, criação de identidade visual, produção, revista comemorativa #OR17, ativação de patrocinadores e operacionalização de todo o evento. O Outubro Rosa Curitiba contou ainda com a parceria dos clubes de motociclistas H.O.G The One Curitiba Chapter e “Ladies of Harley”. 

Hospital 

Cerca de 90% dos pacientes do Hospital Erasto Gaertner são provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2016, a instituição atendeu cerca de 35 mil pacientes, realizou mais de 1,5 milhão de procedimentos. Atualmente, são 150 leitos de internamento para atender as mais diversas especialidades oncológicas e pacientes de diversas regiões do Paraná e de outros estados. 

O superintendente do hospital, Adriano Lago, destaca a importância de iniciativas como o Outubro Rosa Curitiba que mobilizam a sociedade para chamar a atenção para problemas concretos, como é o caso da saúde da mulher e que, em contrapartida, destinam recursos a importantes setores da instituição. “Na prática, é a contribuição que conscientiza de fato sobre a prevenção e ajuda de forma concreta na manutenção de serviços fundamentais para a população. Ganhamos todos nós", destaca. 

Saúde pública 

Só no Paraná, 3,7 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama em 2016 – 840 casos em Curitiba. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos, mas a prevenção, a conscientização e o diagnóstico precoce são as melhores estratégias de combate à doença. 

Na categoria Social, foram finalistas a Rádio Menina do Paraná - Festival Massa FM, com o case “A maior arrecadação de brinquedos do Paraná”; Governo do Estado do Paraná e CONSEPIR, com o case “Racismo Institucional: chega de fingir que isso é normal” e Sicredi - Crianças com brilho nos olhos, com o case “Quando o estudo se torna estimulante. Como o Programa A União Faz a Vida do Sicredi está transformando a educação, escolas, famílias e comunidades”.