Crescimento de vendas em meio a um setor que enfrenta retração, 200% de aumento no faturamento anual e sensibilização de milhões de pessoas para uma causa social: em um momento delicado de mercado, esses resultados não são só significativos, como exemplares, e ilustram as ações criativas realizadas por empresas paranaenses vencedoras do 41º prêmio Top de Marketing 2016, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR).
“É um fechamento do ano, de tudo o que fizemos. Nossa intenção é levar para 2017 a todo o Paraná mais discussões sobre vendas e marketing”, ressaltou o presidente da ADVB-PR, Eduardo Jaime Martins.
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As seis premiadas (na segunda-feira passada, 21) nas categorias indústria, serviço, social, startup, varejo e comunicação foram selecionadas pelo júri entre 39 inscritas: o número de participantes foi um recorde para a ADVB. “Comemoramos muito, alcançamos um crescimento de 77% nas inscrições em comparação com o ano passado. Foi um auge. Mostra que as empresas estão se renovando e inovando”, acredita o coordenador do Top de Marketing 2016, Roberto Herrera.
Para escolher os vencedores, os jurados usaram uma metodologia desenvolvida pelo Datacenso – Inteligência de Mercado de Marketing, que avaliou critérios como o cenário em que a empresa está inserida, o problema que precisava resolver, a estratégia da solução e, sobretudo, o resultado final, que tinha um peso de 50% na nota.
Indústria: Votorantim Cimentos. Case: “Novo Portfólio de Cimentos da Votorantim Cimentos”.
Serviço: Central Sicredi PR/SP/RJ. Case: “Poupança Programada Sicredi”.
Comunicação: Massa FM. Case: “A conquista da liderança e permanência de audiência da Massa FM em Curitiba”.
Varejo: Tintas Verginia . Case: “Estratégia de Posicionamento em um mercado onde a briga por preços baixos é prática constante”.
Social: Madero. Case: “Ação de doação de órgãos Madero/Hospital Angelina Caron”.
Startup: Bastards Brewery | Cervejaria HRX Ltda. Case “Bastards Brewery | Cervejaria HRX”.
Alterações
Neste ano, o prêmio passou por mudanças que tornaram o Top “mais difícil de ganhar”, segundo Herrera, como a redução de categorias de 12 para seis. “Com isso, qualificamos os cases e, para quem ganha, a força é maior dentro do mercado”, acredita. Além disso, foi incluído um novo segmento de empresas na competição, as startups, que englobam empresas de pequeno ou médio porte, com até cinco anos de atuação no mercado e faturamento anual que pode chegar ao máximo em R$ 5 milhões. “São empresas que têm um peso importante hoje, tanto no mercado de marketing e vendas como na sociedade, que tem enxergado uma visão mais colaborativa”, frisa Herrera.
O Top de Marketing também retomou o prêmio Top Social – troféu Zilda Arns, que reconhece uma entidade local sem fins lucrativos. A homenageada foi o Centro de Educação João Paulo II. Fundada por Belmiro Valverde Jobim Castor, a instituição atende mais de 300 crianças e adolescentes em período integral e no contraturno, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Com o auxílio de empresas parceiras, a ADVB-PR realizou uma doação de R$ 5 mil para a escola.
Crise
Tão presente no cotidiano brasileiro nos últimos anos, instabilidade econômica “não existe na ADVB”, salienta Eduardo. “Acreditamos na colaboração e no trabalho coletivo. Faz muito tempo que estamos mergulhados em uma retração, e as empresas agora estão potencializando a cabeça do seu executivo. Nada melhor do que ter uma estratégia planejada. E esse prêmio mostra isso ao mercado”.