Ao apresentar a “Nova Gazeta do Povo” ao público, a primeira pergunta no campo “Dúvidas Frequentes” era: “A Gazeta do Povo acabou e irá fechar?”. Seis meses após o anúncio da transformação, a estratégia é reconhecida como case de Comunicação vencedor no Prêmio Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (AVB-PR).
Para o presidente do GRPCOM, Guilherme Cunha Pereira, o prêmio significa que a estratégia e a comunicação têm que ser convergentes. “É animador saber que o mercado percebeu como um movimento de sucesso esse nosso desejo de ser um agente transformador da sociedade”, afirma. O case expôs o desafio enfrentado pelo jornal mais tradicional do estado ao migrar totalmente para o meio digital, reter os assinantes durante o processo de transição, aumentar o número de usuários mobile e manter a relevância do veículo junto aos anunciantes.
A “Nova Gazeta” foi lançada pensando na velocidade das mudanças pelas quais a sociedade passa. “Esperar o dia seguinte para reunir e embalar toda essa informação perde um pouco do sentido”, informava o veículo no anúncio da novidade. Adequar-se às necessidades do leitor é uma das principais premissas do novo formato. Para Guilherme Cunha Pereira, “os primeiros resultados mostram que as escolhas adotadas foram no tempo certo”.
Foram R$ 23 milhões investidos em tecnologia e produção de conteúdo. As novidades vieram tanto no campo editorial (conteúdo), como na forma em que o leitor recebe e acessa a Gazeta. Intensificar a cobertura do noticiário nacional, com ampliação da equipe em Brasília e a parceria com âncoras de renome, sem perder a identidade paranaense foram estratégias para fortalecer a missão da empresa de “contribuir para o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente”.
A “Nova Gazeta” trouxe ferramentas inovadoras que levam a notícia até o leitor, a otimização da utilização dos mais diversos recursos digitais – como vídeos, podcasts, e-books – e uma evolução no formato impresso. A edição impressa semanal traz conteúdo exclusivo aprofundado, com ênfase em análise em opinião.
Resultados
Como resultado, o jornal reteve 90% de seus assinantes e obteve números expressivos, acima das metas estipuladas. “Toda essa mudança foi feita em função de manter um serviço de qualidade e continuar fazendo o financiamento de um jornalismo sério que se preocupa profundamente com a sociedade que precisa muito neste momento de uma mudança e de um referencial concreto, principalmente em um momento de crise”, disse o diretor de Negócios Digitais e Multiplataforma da Gazeta do Povo, Guilherme Vieira ao receber o prêmio.
A Gazeta do Povo concorreu na categoria comunicação com a Banda B (Reposicionamento e Superação) e a Rede Massa (implementação da TV Guará). A associação avaliou os cases inscritos em parceria com a Datacenso, medindo o êxito das estratégias e resultados conquistados.
Voltando a primeira pergunta no campo das dúvidas frequentes: não acabou, não fechou. Mas, sim, já é reconhecida como um case de sucesso.