FoxLux investiu em várias ações estratégicas para lançar pilhas e baterias.| Foto: Divulgação/FoxLux

Pilha não é um item que normalmente costuma fazer parte da lista de compra do brasileiro. Com a recessão econômica dos últimos anos, as vendas do produto no mercado cresceram 4,8% em valor, mas recuaram 3,4% em volume em 2015, segundo a consultoria Nielsen. Diante desse cenário e baseada em pesquisas que apontam que esse ainda é um mercado a ser explorado no Brasil, a FoxLux desenvolveu uma estratégia para lançar sua linha de pilhas e baterias que resultou em 407% de crescimento no faturamento em comparação ao primeiro trimestre do ano. O case rendeu à empresa o Prêmio Top de Marketing ADVB 2017 na categoria Indústria. 

Localizada em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba e já consolidada no segmento de iluminação e materiais elétricos há 20 anos, a FoxLux investiu em várias ações estratégicas, principalmente na área de marketing e vendas, para lançar a linha de pilhas e baterias. O primeiro passo foi entender o mercado e as necessidades do consumidor. 

Em fevereiro de 2017, época do lançamento do produto, o cenário era extremamente desafiador. De um lado, grandes concorrentes de marcas tradicionais. De outro, produtos sem procedência e garantia de qualidade. Segundo o diretor administrativo financeiro da empresa, Dieter Heinz Lengning, a FoxLux está constantemente trazendo novos produtos para o mercado e percebeu que, em relação ao segmento de pilhas e baterias, o Brasil ainda é um mercado em expansão. 

A FoxLux preparou um produto de alta qualidade e garantia de procedência, mas com preço acessível. Para viabilizar a ideia e colocar as pilhas no mercado, além de uma ampla estratégia de marketing, buscaram parceiros para divulgar a marca. Foi aí que, literalmente, entraram em jogo dois clubes de futebol que apresentaram excelentes resultados em campo: Corinthians e Paraná Clube. “O Corinthians foi campeão brasileiro. O Paraná Clube, depois de dez anos, voltou à elite do futebol nacional. Foi a coroação do nosso trabalho e ficamos muito orgulhosos com isso”, enfatiza o diretor. 

O resultado prático para a FoxLux também foi interessante. Além do aumento no faturamento, o número de clientes cresceu 621% e o total de produtos vendidos 435%. Com o sucesso do lançamento das pilhas, foram lançadas as baterias de lítio e alcalinas e toda a linha se tornou a mais completa do mercado brasileiro. “Foi um crescimento significativo em vendas e um incremento grande na rentabilidade da empresa. Isso nos permite dar novos passos”, avalia. 

Estratégias 

Para o gerente de marketing do Grupo FoxLux, Eloir Pereira Padilha Jr., o Prêmio Top de Marketing 2017 chegou para coroar o grande ano que a empresa teve, tanto em iniciativas como em crescimento corporativo. “Ganhar o prêmio é um aval do mercado às nossas iniciativas e um encorajamento para acreditar nas estratégias adotadas”, comenta. 

O Grupo Foxlux é uma empresa brasileira composta pelas marcas Foxlux e UD Mais. A Foxlux atua nos segmentos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas, utilidades, campainhas e sensores. A UD Mais em utilidades para o lar como: sacos para lixo, embalagens plásticas e esponjas.