Falar em crescimento no atual cenário econômico pode parecer otimismo. Projetar faturamentos com dois ou até três dígitos extras pode se tornar realidade quando essas projeções estão associadas a estratégias de vendas, ações de comunicação e soluções criativas realizadas por empresas paranaenses vencedoras do 42º prêmio Top de Marketing 2017 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR).
Os vencedores do prêmio foram conhecidos na noite da última segunda-feira (04), no Pequeno Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, que contou com a presença de autoridades, empresários e executivos do Paraná. A solenidade foi apresentada pelo humorista Wellington Muniz, mais conhecido como “Ceará”, e teve ainda um pocket show da banda Bigode Groove.
Este ano, o prêmio registou um aumento de 25% no número de cases inscritos, comparado a 2016. Do total, 19 foram finalistas, em seis categorias: Comunicação, Indústria, Serviços, Social, Varejo, e Startup e PMEs.
Ação de marketing gera recursos para hospital
Madero garante expansão em época de crise
Startup dá desconto a turistas
Tecnologia para economizar tempo e dinheiro
Pilha nova dá prêmio à indústria paranaense
Mudar completamente para não perder a essência
Para o presidente da ADVB-PR, Eduardo Jaime Martins, é muito gratificante chegar ao Top de Marketing, principal evento da ADVB e maior premiação do mercado empresarial do Paraná. “Não teríamos uma entidade forte e nem cases extraordinários se não fossem os paranaenses que apostam e confiam na nossa entidade. Este ano tivemos um recorde absoluto em inscrições do Top de Marketing e esse é o reflexo claro de que o mercado está reagindo de forma consistente, apesar dos contratempos que tivemos nos últimos anos”, afirma.
Martins analisa que a economia brasileira está retomando o fôlego e encerrando o período de instabilidade política com a retomada dos investimentos. “Cada um dos cases reafirma e demonstra a capacidade das nossas empresas e, principalmente, dos nossos empresários e profissionais em construir soluções criativas e aderentes ao mercado de transformação", destaca.
O coordenador do Prêmio Top de Marketing e diretor da ADVB, Roberto Herrera, salienta que o principal propósito da premiação é o de promover as empresas e os profissionais do mercado paranaense. “O objetivo é assumir um papel de protagonismo para mostrar ao Brasil que aqui no Paraná existe criatividade, inovação e profissionais altamente qualificados para mudar o mercado”, enfatiza.
Para Herrera, as empresas possuem três setores que são extremamente estratégicos e que devem ser olhados com muita atenção pelo empresariado: a área de finanças, para administrar custos e investimentos; o setor operacional, para otimização e eliminação de desperdícios; e o departamento de marketing e vendas, pois elas precisam vender os seus produtos. “O empresário tem que olhar as áreas de vendas, marketing e de comunicação com um olhar estratégico”, destaca.
Vencedores do Top de Marketing 2017 em cada categoria
Comunicação
Gazeta do Povo - A Nova Gazeta do Povo
A Gazeta do Povo realizou a maior mudança da história do jornal mais tradicional do Paraná, migrando totalmente para o meio digital. O processo tinha como objetivo reter assinantes, aumentar o número de usuários mobile e manter a relevância do veículo. Para isso, foram elaborados novos formatos, realizado investimento em tecnologia e na criação de um núcleo de projetos em parceria com as marcas. Como resultado, a Gazeta reteve 90% de seus assinantes e obteve números expressivos, acima das metas estipuladas.
Indústria
FoxLux - Lançamento linha de pilhas e baterias Foxlux.
O Grupo FoxLux apresentou o lançamento de sua linha de pilhas e baterias, desenvolvida em um momento de mercado instável. A partir de um mix variados de ações, a empresa se baseou nas preferências do consumidor e elaborou campanhas de incentivo, embalagens especiais e realizou apoios esportivos. Os resultados superaram as expectativas, com crescimento de vendas, faturamento e pulverização da marca, que, hoje, possui o portfólio mais completo do mercado.
Serviço
O Estado do Paraná lançou um aplicativo mobile de comparação de preços baseado nas informações de notas fiscais emitidas por lojas físicas de todo o Estado. O desafio era fazer as pessoas entenderem as vantagens do serviço, resultando em instalações e utilização do aplicativo. Para atingir esse objetivo, foi criada uma campanha explicativa estrelada pelo Smartphoneman, que incluiu peças publicitárias e ações em eventos, promoções e feiras. A meta inicial, traçada para um ano, foi atingida em seis meses. Foram mais de 390 mil downloads do aplicativo e 20 milhões de acessos.
Social
Air Promo - Outubro Rosa Curitiba: O Som da Solidariedade.
A Air Promo mobilizou apaixonados por Harley Davidson de todo o país para a causa da prevenção, combate e tratamento de câncer, a fim de arrecadar recursos para o Hospital Erasto Gaertner. Para isso, a empresa desenvolveu três dias de ações, que inclui show da banda Skank, visita a pontos turísticos e festa particular no Hard Rock Café. Os resultados foram expressivos, tanto em número de inscritos (em torno de 2.200 pessoas), quanto em arrecadação para o hospital (aproximadamente R$ 2 milhões de reais).
Startup
Ticket Loko - Revolução no Mercado de Turismo.
A Ticket Loko lançou um novo modelo de vendas de ingressos para atrativos e restaurantes em Foz do Iguaçu, já que 93% dos turistas chegam à cidade sem ter adquirido entradas para os passeios. Foi criada a rede de lojas Ticket Loko para a venda direta de ingressos com condições especiais, e a identidade visual utilizou cores quentes, com conceito de fast food. O resultado da campanha gerou um faturamento três vezes maior do que o esperado, resultando em um acréscimo de 250% em relação ao ano passado. A meta de abertura de lojas foi superada e a presença nas redes sociais já gerou inúmeros contatos.
Varejo
Madero - Crescimento na crise.
O problema do Madero era promover o crescimento em meio a um cenário econômico adverso e encontrar formas de divulgar a marca nacionalmente. A solução combinou várias ações, mantendo o foco estratégico, a gestão verticalizada, e o controle de qualidade e custos. O faturamento cresceu e atraiu atenção de investidores.