Eduardo Jaime Martins, presidente da ADVB-PR: “o mercado está reagindo de forma consistente” | Herone Fernandes Filho
Eduardo Jaime Martins, presidente da ADVB-PR: “o mercado está reagindo de forma consistente”| Foto: Herone Fernandes Filho

Falar em crescimento no atual cenário econômico pode parecer otimismo. Projetar faturamentos com dois ou até três dígitos extras pode se tornar realidade quando essas projeções estão associadas a estratégias de vendas, ações de comunicação e soluções criativas realizadas por empresas paranaenses vencedoras do 42º prêmio Top de Marketing 2017 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR).

Os vencedores do prêmio foram conhecidos na noite da última segunda-feira (04), no Pequeno Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, que contou com a presença de autoridades, empresários e executivos do Paraná. A solenidade foi apresentada pelo humorista Wellington Muniz, mais conhecido como “Ceará”, e teve ainda um pocket show da banda Bigode Groove. 

Este ano, o prêmio registou um aumento de 25% no número de cases inscritos, comparado a 2016. Do total, 19 foram finalistas, em seis categorias: Comunicação, Indústria, Serviços, Social, Varejo, e Startup e PMEs.

Ação de marketing gera recursos para hospital

Madero garante expansão em época de crise

Startup dá desconto a turistas

Tecnologia para economizar tempo e dinheiro

Pilha nova dá prêmio à indústria paranaense

Mudar completamente para não perder a essência

Para o presidente da ADVB-PR, Eduardo Jaime Martins, é muito gratificante chegar ao Top de Marketing, principal evento da ADVB e maior premiação do mercado empresarial do Paraná. “Não teríamos uma entidade forte e nem cases extraordinários se não fossem os paranaenses que apostam e confiam na nossa entidade. Este ano tivemos um recorde absoluto em inscrições do Top de Marketing e esse é o reflexo claro de que o mercado está reagindo de forma consistente, apesar dos contratempos que tivemos nos últimos anos”, afirma.

Martins analisa que a economia brasileira está retomando o fôlego e encerrando o período de instabilidade política com a retomada dos investimentos. “Cada um dos cases reafirma e demonstra a capacidade das nossas empresas e, principalmente, dos nossos empresários e profissionais em construir soluções criativas e aderentes ao mercado de transformação", destaca.

O coordenador do Prêmio Top de Marketing e diretor da ADVB, Roberto Herrera, salienta que o principal propósito da premiação é o de promover as empresas e os profissionais do mercado paranaense. “O objetivo é assumir um papel de protagonismo para mostrar ao Brasil que aqui no Paraná existe criatividade, inovação e profissionais altamente qualificados para mudar o mercado”, enfatiza.

Para Herrera, as empresas possuem três setores que são extremamente estratégicos e que devem ser olhados com muita atenção pelo empresariado: a área de finanças, para administrar custos e investimentos; o setor operacional, para otimização e eliminação de desperdícios; e o departamento de marketing e vendas, pois elas precisam vender os seus produtos. “O empresário tem que olhar as áreas de vendas, marketing e de comunicação com um olhar estratégico”, destaca.

Vencedores do Top de Marketing 2017 em cada categoria 

Comunicação 

Gazeta do Povo - A Nova Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo realizou a maior mudança da história do jornal mais tradicional do Paraná, migrando totalmente para o meio digital. O processo tinha como objetivo reter assinantes, aumentar o número de usuários mobile e manter a relevância do veículo. Para isso, foram elaborados novos formatos, realizado investimento em tecnologia e na criação de um núcleo de projetos em parceria com as marcas. Como resultado, a Gazeta reteve 90% de seus assinantes e obteve números expressivos, acima das metas estipuladas.

Indústria 

FoxLux - Lançamento linha de pilhas e baterias Foxlux. 

O Grupo FoxLux apresentou o lançamento de sua linha de pilhas e baterias, desenvolvida em um momento de mercado instável. A partir de um mix variados de ações, a empresa se baseou nas preferências do consumidor e elaborou campanhas de incentivo, embalagens especiais e realizou apoios esportivos. Os resultados superaram as expectativas, com crescimento de vendas, faturamento e pulverização da marca, que, hoje, possui o portfólio mais completo do mercado.

Serviço 

Governo do Estado do Paraná - Aplicativo Menor Preço do Nota Paraná: Big Data a serviço do cidadão paranaense.

O Estado do Paraná lançou um aplicativo mobile de comparação de preços baseado nas informações de notas fiscais emitidas por lojas físicas de todo o Estado. O desafio era fazer as pessoas entenderem as vantagens do serviço, resultando em instalações e utilização do aplicativo. Para atingir esse objetivo, foi criada uma campanha explicativa estrelada pelo Smartphoneman, que incluiu peças publicitárias e ações em eventos, promoções e feiras. A meta inicial, traçada para um ano, foi atingida em seis meses. Foram mais de 390 mil downloads do aplicativo e 20 milhões de acessos.

Social 

Air Promo - Outubro Rosa Curitiba: O Som da Solidariedade. 

A Air Promo mobilizou apaixonados por Harley Davidson de todo o país para a causa da prevenção, combate e tratamento de câncer, a fim de arrecadar recursos para o Hospital Erasto Gaertner. Para isso, a empresa desenvolveu três dias de ações, que inclui show da banda Skank, visita a pontos turísticos e festa particular no Hard Rock Café. Os resultados foram expressivos, tanto em número de inscritos (em torno de 2.200 pessoas), quanto em arrecadação para o hospital (aproximadamente R$ 2 milhões de reais).

Startup 

Ticket Loko - Revolução no Mercado de Turismo. 

A Ticket Loko lançou um novo modelo de vendas de ingressos para atrativos e restaurantes em Foz do Iguaçu, já que 93% dos turistas chegam à cidade sem ter adquirido entradas para os passeios. Foi criada a rede de lojas Ticket Loko para a venda direta de ingressos com condições especiais, e a identidade visual utilizou cores quentes, com conceito de fast food. O resultado da campanha gerou um faturamento três vezes maior do que o esperado, resultando em um acréscimo de 250% em relação ao ano passado. A meta de abertura de lojas foi superada e a presença nas redes sociais já gerou inúmeros contatos.

Varejo 

Madero - Crescimento na crise.

O problema do Madero era promover o crescimento em meio a um cenário econômico adverso e encontrar formas de divulgar a marca nacionalmente. A solução combinou várias ações, mantendo o foco estratégico, a gestão verticalizada, e o controle de qualidade e custos. O faturamento cresceu e atraiu atenção de investidores.