Que os brasileiros são vaidosos é um fato que não precisa de muita comprovação científica, basta ficar atento ao movimento das grandes cidades. E o mercado da beleza e cuidados pessoais foi um dos setores que cresceu mesmo em meio à pandemia de Covid-19, nos dois últimos anos. O Brasil, que em 2020 já ocupava o quarto lugar nesse ranking segundo a plataforma Euromonitor – atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão – agora está revelando uma nova tendência interna: a digitalização desse tipo de serviço, assunto que foi pauta durante a feira.
São mais de 1,2 milhão de profissionais de beleza, salões e CNPJs abertos no ramo em todo país, segundo dados da Associação Brasileira dos Salões de Beleza. A Beauty Fair, Feira Internacional de Beleza Profissional, realizada em dezembro do ano passado em São Paulo, mostrou que uma das tendências do setor é o foco no digital, na sustentabilidade e nos novos modelos de negócios.
Tanto é assim que a BNYOU, plataforma curitibana que oferece serviços para homens e mulheres, já está expandindo sua atuação e estará, em breve, em outras cidades brasileiras. A próxima será a capital paulista, segundo a CEO Gabriella Garcia, uma das fundadoras da BNYOU, ao lado do empresário Fabio Rigoni.
DELIVERY
Além de serviços como manicure e pedicure, é possível solicitar o atendimento em casa – ou no escritório ou empresa, local que for mais conveniente – para diversos procedimentos de beleza, como massagens, limpeza de pele, maquiagem, depilação, corte, hidratação e tintura de cabelo, escova, lash lifting e extensão de cílios. Serviços como barba e corte de cabelo masculino também estão disponíveis na plataforma.
Para a advogada Danielle Santi, que começou usar o aplicativo há quase três anos, além de poder contar com um leque de profissionais bastante qualificados, a grande vantagem é não perder mais tempo livre em salão de beleza. “Os profissionais são super zelosos com a questão da higiene, pontuais e atenciosos. Nunca mais precisei ficar esperando horas no salão tumultuado para ser atendida”, revela a advogada que faz pelo menos dois procedimentos por semana: manicure e massagem corporal.
“Indiquei o aplicativo para todas as amigas e amigos próximos que prezam por agilidade, comodidade e não gostam de sair de casa para se deslocar até o salão. Hoje, todos são clientes e compartilham da mesma opinião que a minha”, elogia.
Com uma interface amigável e boa avaliação nas plataformas digitais, o aplicativo do BNYOU permite que o cliente escolha o serviço, horário e local onde quer ser atendido. Caso já tenha alguma referência entre os profissionais cadastrados no serviço, pode selecionar pelo nome do prestador do serviço.
A CEO diz que, apesar do pouco tempo no mercado, a demanda pelos serviços já é bastante grande. Hoje são mais de 200 prestadores de serviços, mas a fila de espera de profissionais interessados ultrapassa os 5 mil inscritos. “Vamos entrar numa segunda etapa de expansão e vamos chamar outros nomes”, comenta.
Gabriella explica que, antes de ingressarem como prestadores de serviços da BNYOU, todos os profissionais de beleza são avaliados e verificados como forma de garantir a segurança e a tranquilidade dos clientes. “Na primeira etapa, verificamos todos os documentos, certificações e antecedentes criminais. Depois disso, o profissional segue para uma simulação presencial do atendimento em domicílio”, comenta. Se passar nessa segunda fase, que é a demonstração prática do trabalho desenvolvido, ele é chamado para participar do processo de treinamento e de integração à plataforma para, em seguida, ter o seu perfil apto a prestar os serviços no aplicativo.
O rigor no processo de seleção tem suas vantagens, tanto para os clientes como para os profissionais. Enquanto os primeiros podem ficar seguros para recebê-los em suas casas e trabalhos, os profissionais, por sua vez, contam com uma estrutura que, normalmente, não é disponibilizada na grande maioria dos empreendimentos do ramo. “Antes de criar a plataforma, nós (Gabriella e Fabio) percebíamos que existiam muitas falhas nesse tipo de operação. As empresas, salões de beleza, olham apenas para o consumidor final, mas não observam as necessidades do profissional que está lá”, destaca Gabriella.
ESTRUTURA
Segundo ela, o objetivo era criar um serviço que pudesse atender o cliente com qualidade, mas também permitisse entregar aos profissionais da beleza todas as ferramentas necessárias para que eles pudessem ter condições dignas de trabalho e de vida. “A intenção é aprimorar ainda mais, pois é um setor que os profissionais estão muito desamparados. Queremos oferecer o que eles não têm acesso normalmente, como cursos e materiais. Essa é uma forma de levar as melhores experiências para o consumidor final”, pontua a CEO.
Para a esteticista Daiane Dias, que está cadastrada na plataforma do BNYOU desde janeiro de 2020, esse formato é uma revolução nos atendimentos na área da beleza, graças ao fato de não ter obrigação de pagar aluguel, estacionamento e outras despesas que o custo de um espaço físico representa.
Daiane conta que nos primeiros meses de 2020 ainda se revezava entre o atendimento pela plataforma e em um espaço físico. Porém, com a pandemia e o aumento pela procura de serviços no formato delivery, ela viu que compensava muito mais se dedicar em tempo integral ao aplicativo.
Ali, a propaganda boca a boca ganha um novo contorno e fica por conta das avaliações feitas pelos clientes atendidos. “Os clientes são atraídos pela avaliação dos profissionais”, comenta a esteticista que hoje tem seus horários bastante disputados pelas clientes.