A eletromobilidade é um conceito amplo, que vai além dos carros elétricos – alcançando assuntos como a transição energética, a energia limpa e a descarbonização. Esse universo de inovações dos meios de transporte segue em alta no Brasil e no mundo, ocupando cada vez mais espaço no mercado.
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos leves eletrificados em fevereiro de 2023 totalizaram 4.294 unidades, o que representa um crescimento de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado. Proporcionalmente ao aumento de carros elétricos nas ruas, aumenta, também, a necessidade de um bom suporte para a locomoção.
Um estudo realizado entre a publicação ‘Mobilidade’, do jornal O Estado de São Paulo, e a plataforma Connected Smart Cities indicou a Copel (Companhia Paranaense de Energia) como uma das 100 empresas mais influentes no setor de mobilidade em 2021. Além da prestação de serviços no setor elétrico, a companhia também atua de forma ativa em diversos outros campos, sendo um deles a eletromobilidade.
O superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Omori, ressalta a importância da infraestrutura oferecida ao estado nessa área. “Frequentemente, na Copel, experimentamos novos projetos e testamos ideias, visando trazer cada vez mais inovações. Temos eletropostos, tiramos dúvidas e também estamos à disposição para ajudar a desenvolver o setor na capital paranaense e em todo estado.”
Atualmente, a companhia disponibiliza 32 carregadores elétricos veiculares no Paraná. Curitiba tem três pontos de recarga: na Alameda Carlos de Carvalho, 1001, na Rodovia BR - 116, Km 98 (na Linha verde, 8813 - Lactec) e na Rua José Izidoro Biazetto, 158. No eletroposto da Alameda Doutor Carlos de Carvalho, foi instalado o primeiro carregador ultra rápido da Copel.
Também existem outros locais de recarga na cidade – em estacionamentos de mercados e shoppings, por exemplo. E, além disso, muitos donos de carros elétricos também instalam tomadas em suas residências.
Eletromobilidade ‘online’ e novos desafios
Existem muitos aplicativos e sites relacionados à eletromobilidade, o que facilita a vida de quem tem um carro elétrico. O PlugShare, por exemplo, é uma plataforma que mostra ao usuário onde estão localizados os pontos de recarga, indicando quais são de carga rápida e lenta. Os apps ‘Eletroposto Fácil’ e ‘Lex Mobility’ são outros sistemas destinados à essa categoria.
Mesmo com esse suporte, vale ressaltar que a mobilidade elétrica ainda é um processo em desenvolvimento. O engenheiro da área de novas tecnologias da Copel e dono de carro elétrico, Rodrigo Braun, comenta justamente que “A eletromobilidade, por vezes, é um sistema frágil. Por exemplo, alguns lugares movimentados fornecem apenas um carregador, e isso acaba gerando uma certa insegurança.”
Deslocamentos mais conscientes
O engenheiro Rodrigo Braun tem seu carro elétrico desde 2021, e utiliza o veículo para a locomoção diária. A experiência, segundo ele, é um aprendizado constante, que trouxe muitos benefícios. “Dirigir um carro elétrico é muito mais fácil do que dirigir um carro motorizado, porque a direção é mais linear. Além disso, é mais prático, eu não preciso ficar indo até o posto de gasolina ou ficar ‘à mercê’ do preço dos combustíveis.”
Rodrigo instalou uma tomada de recarga em sua própria residência, e teve que mudar seu modus operandi para adaptar a rotina ao veículo. Agora, por exemplo, é necessário planejar melhor as saídas com o carro, e verificar a bateria do mesmo. Isso trouxe à ele um tipo de ‘deslocamento mais consciente’, que foi muito importante em vários sentidos.
Sustentabilidade sob-rodas
Os meios de transporte “tradicionais” geram grandes impactos negativos ao meio ambiente. Um estudo do Instituto Akatu demonstrou que dois dias usando carro a motor liberam tanto CO2, quanto um mês utilizando metrô. E, ainda segundo a pesquisa, um carro popular abastecido com gasolina libera aproximadamente 150 gramas de CO2 para andar 1 Km, enquanto o metrô emite 12 gramas para percorrer a mesma distância.
As diferenças na emissão de gases são notáveis e, talvez, os carros elétricos também possam contribuir nesse sentido. O superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Omori, comenta que a mobilidade elétrica pode ser aliada da sustentabilidade. "Os meios de transporte poluem bastante o ar, e a eletromobilidade consegue ajudar nisso caminhando na direção de uma transição dos combustíveis para a energia elétrica, que é uma energia limpa. Isso também é importante para a descarbonização."
O engenheiro da área de novas tecnologias da Copel e dono de carro elétrico, Rodrigo Braun, também entende que, em relação à energia, os carros elétricos podem gerar menos impacto ambiental ao planeta mas, como esse ainda é um universo em desenvolvimento, algumas peças e materiais para os veículos podem ser um tanto quanto poluentes. De qualquer forma, para o engenheiro, esse com certeza é um caminho de grande potencial para proporcionar menos prejuízos ao meio ambiente.
A jornada da Copel com a eletromobilidade
A Copel está envolvida com a eletromobilidade no Paraná desde o século passado. Na década de 1980, a companhia e outras empresas produziram um caminhão elétrico para uso urbano, com capacidade para 1 tonelada de carga.
Em 2010, a empresa lançou outro projeto: o primeiro táxi elétrico do Brasil, com recarga de aproximadamente 8 horas. Em 2018, a companhia implantou a eletrovia Paranaguá - Foz do Iguaçu, na BR - 277, com 12 pontos de recarga ao longo dos 730 km de percurso.
Em 2021, a Copel lançou um programa de compartilhamento e locação de veículos elétricos em parceria com a Renault. O último projeto na área foram os eletropostos instalados em Curitiba - na rua Carlos de Carvalho e no centro politécnico -, posicionando a capital paranaense como uma das cidades mais bem servidas de eletropostos públicos no país.
De acordo com o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Omori, a intenção é que a empresa continue prestando esse apoio e suporte no desenvolvimento dos transportes elétricos. "Um dos nossos principais objetivos é oferecer uma boa infraestrutura para a eletromobilidade no estado."
Dentre as iniciativas da Copel ligadas ao assunto, destaca-se, também, o programa de inovação aberta 'Copel Volt', que tem o objetivo de aproximar empresas e startups do ecossistema de inovação. O aplicativo 'Eletroposto Fácil', destinado à gestão das cargas do carro elétrico, é um fruto do projeto.