Nova versão do aplicativo da Copel permite acessar diversos serviços da empresa.| Foto: Guilherme Pupo | Copel
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Para facilitar a vida dos consumidores que priorizam o uso do celular, a Copel lançou este ano uma nova versão de seu aplicativo. Disponível na Apple Store e Google Play – para iOS e Android, respectivamente, a atual interface da ferramenta está com um novo design, além de ser mais amigável aos usuários. Em Curitiba, a plataforma já é utilizada por milhares de clientes, que estão optando cada dia mais pela digitalização dos serviços. O aplicativo teve perto de 300 mil acessos em fevereiro.

A nova versão foi construída sobre um sistema que permite o desenvolvimento de novas funcionalidades. Pelo aplicativo, o consumidor tem diversos serviços disponíveis, como consultar desligamentos programados na sua região, comunicar a companhia sobre a falta de energia, emitir a segunda via da conta de luz em versão digital ou ainda copiar o código de barras para pagamento, além de inúmeras outras funcionalidades.

O advogado Guilherme Guimarães conta que mudou de endereço no final de 2021 e conseguiu fazer todo o processo para solicitar a ligação da energia elétrica na nova residência de forma digital. “A vida das pessoas hoje está na palma das mãos. Do meu celular, eu preciso conseguir resolver todas as coisas para a minha casa e para a minha empresa, escritórioe clientes. Por isso sempre uso esses serviços”, explica.

REFORMULAÇÃO

A nova versão do aplicativo da Copel permite que o consumidor entre em contato com a companhia sem precisar fazer um cadastro de acesso – a criação de login e senha – para solicitar alguns tipos de serviços.

Além disso, a ferramenta permite gerenciar, de forma simultânea, diversas unidades consumidoras. “Eu consigo monitorar tanto a conta de luz da minha casa, quanto a do escritório”, comenta o advogado.

As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

O aplicativo gratuito da Copel existe desde 2012 e hoje disponibiliza as principais funções demandas pelos clientes: acompanhar histórico de consumo e débitos pendentes, emitir o código de barras para pagamento, informar falta de luz, pedir religação após um corte por inadimplência e registrar a leitura do medidor.

Veja quais são os serviços disponíveis:

- alterar e-mail e telefones de contato;

- aderir à entrega da Fatura Digital por e-mail;

- consultar desligamentos programados;

- consultar desligamentos não programados (emergenciais);

- informar falta de energia;

- consultar débitos;

- emitir segunda via em PDF e copiar o código de barras;

- consultar histórico de consumo e pagamento;

- alterar data de vencimento da fatura;

- registrar autoleitura;

- solicitar religação de conta cortada, após o pagamento das faturas em atraso;

- consultar o responsável pela iluminação pública de seu município;

- consultar locais de atendimento com a opção de traçar a rota;

- simular o consumo dos equipamentos elétricos;

- registrar solicitações na Ouvidoria da Copel.