Uma infraestrutura de qualidade no ambiente escolar contribui de forma significativa para melhorar o processo de aprendizagem, de acordo com um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A pesquisa Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana apontou que os fatores que mais contribuem para o bom desempenho dos estudantes é a presença de espaços de apoio ao ensino, como bibliotecas, computadores, laboratórios de ciências, auditórios e quadras de esportes.
Nos colégios do Grupo Marista em Curitiba, toda a infraestrutura foi desenvolvida de acordo com a proposta pedagógica da rede, visando oferecer aos estudantes recursos e espaços que propiciem o aprendizado e também possam contribuir com o desenvolvimento de outras habilidades das crianças e adolescentes.
ESPAÇO EUREKA
No Colégio Marista Santa Maria, por exemplo, em 2022 foi inaugurado o Espaço Eureka. O local, com 600 metros quadrados, é composto por quatro novas salas multifuncionais: Letramento midiático, Ciências da natureza 1, Ciências da natureza 2, Matemática e Robótica.
Segundo a diretora da unidade, Antoniella Polinari Cavassin, são espaços flexíveis e multidisciplinares que oferecem diversos tipos de recursos para que alunos e professores possam explorar o conteúdo curricular em um ambiente instigador. O local pode ser utilizado tanto pelos alunos do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio.
Nesses espaços, entender conceitos de física, química e geografia fica mais fácil, pois é possível testar na prática seu funcionamento. A lei da alavanca de Arquimedes, um dos grandes cientistas da Antiguidade, por exemplo, diz que a força aplicada em uma das extremidades é inversamente proporcional à distância do ponto de apoio. O que pode parecer complexo a princípio, se torna mais fácil no Espaço Eureka, que contará com um equipamento, capaz de levantar uma pessoa sentada. Assim, o estudante aprende que a força necessária para levantar alguém será cada vez menor se estiver mais longe do ponto de apoio.
Antoniella ressalta que, nesse ambiente, o principal objetivo é incentivar os estudantes a aprenderem a partir de problemas e situações do cotidiano. O projeto arquitetônico e visual, em conjunto com a metodologia Marista, visa estimular o aluno em todas as suas habilidades, dando vazão à criatividade e ao aprendizado de forma autônoma e participativa. “A proposta é desenvolver a integração das crianças, despertar a curiosidade para diferentes áreas do conhecimento e propiciar habilidades sociais”, pontua.
VILA MARISTA
Os pequenos estudantes também são contemplados com uma estrutura diferenciada para explorar a fase de descobertas da primeira infância. Tanto que no Marista Santa Maria esse espaço é quase um vilarejo: a Vila Marista, nome dado ao ambiente da Educação Infantil no colégio.
Destinado a crianças entre 1 e 7 anos, a Vila Marista é um lugar onde eles vivenciam as primeiras experiências sociais nas trocas com os colegas, com os professores e com os espaços de aprendizagem. “A Vila Marista vem como potencializadora desta vida em comunidade, onde temos crianças protagonistas e os seus familiares, que são convidados a participar ativamente, em parceria com a escola e os educadores, de toda a aprendizagem de seus filhos”, observa Ana Paula Detzel, coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e 1.º ano do Colégio Marista Santa Maria.
Espaços aparentemente simples, como hortas e cozinha, podem trazer aprendizados ricos e multidisciplinares para as crianças. Na cantina, por exemplo, os pequenos podem exercitar matemática, ciências, nutrição ao preparar uma receita saudável e nutritiva em grupo. “A intenção pedagógica é um grande diferencial Marista e que agrega conhecimentos desde cedo para os cidadãos que estamos formando”, pondera a coordenadora.
Além de alguns animais, uma horta sustentável, um pomar com árvores frutíferas, a Vila Marista tem ambientes destinados para atividades artísticas e culturais e, dessa forma, os pequenos são incentivados e se desenvolver de forma integral. “A variedade de estímulos, com espaços qualificados, enriquece ainda mais o tempo passado na escola. Ambientes com infraestrutura adequada e cuidadosa, incitam a curiosidade, desencadeando o desejo de aprender e, consequentemente, desenvolvem a curiosidade, pensamento crítico e a vontade de descobrir o mundo por meio de levantamento de hipóteses e experimentos”, destaca Ana Paula.