Sistemas de gestão que mantêm as informações em nuvem possibilitam ao contador atuar de forma mais consultiva | Pixabay
Sistemas de gestão que mantêm as informações em nuvem possibilitam ao contador atuar de forma mais consultiva| Foto: Pixabay

As inúmeras inovações tecnológicas facilitaram a vida e mudaram o comportamento das pessoas em todo o mundo. No que diz respeito às profissões, houve uma verdadeira revolução. Novas possibilidades, funções e um universo de maneiras para desenvolver carreiras e aumentar a produtividade das empresas. Foi o que aconteceu com a contabilidade, umas das áreas que se beneficiaram com recursos tecnológicos. Na primeira onda de avanços na esfera contábil, a tecnologia possibilitou a digitalização de relatórios. A revolução tecnológica que este ramo presencia agora permite conciliar todos os gastos, receitas, tributação e lucro dos clientes em alguns minutos e, partir daí, gerar relatórios que façam sentido para produtivos insights entre contador e cliente. 

“A transformação digital mudou o trabalho dos contadores ao possibilitar a adoção de novas formas de trabalhar e surge como um fator decisivo na remoção de barreiras burocráticas, liberando todo o potencial do profissional contabilista para o sucesso das pequenas empresas”, enfatiza Vinicius Rovedam, CEO da ContaAzul, empresa brasileira, fundada em 2011, que oferece inovador sistema de gestão 100% online (na nuvem) para micro e pequenos negócios. 

Aquela imagem do contador fechado na sala do seu escritório está com os dias contados. Hoje ele é visto como importante ferramenta estratégica para o desenvolvimento de empresas. Os práticos sistemas de gestão, que mantêm as informações em nuvem e permitem a visualização e edição dos dados de qualquer lugar que tenha acesso à internet, possibilitam ao contador atuar de forma mais consultiva. 

“A tecnologia nos permite fazer mais com menos”, avalia Anderson Hernandes, empresário contábil, diretor da Tactus Contabilidade que atende clientes 100% a distância com uso da tecnologia. Para ele dois aspectos se destacam muito bem: a inteligência artificial – em que as atividades são realizadas pelo sistema – e a automação de processos, que oferece um enorme ganho de tempo. “O Sistema ContaAzul, por exemplo oferece inteligência artificial para o que a empresa comumente já realiza. O programa sugere automaticamente soluções e melhorias para o usuário, o que evita erros desnecessários e faz com que o contador ganhe tempo”, completa Anderson. 

Outro avanço importante é para que não haja mais sistemas locais, com servidores. “Aqui na nossa empresa diminuímos significativamente essa necessidade. Migramos toda parte de arquivos, documentos para a nuvem. Não precisamos de backup, o que é bem relevante”, conta Anderson. A ContaAzul é responsável pelo armazenamento em nuvem, também chamado cloud computing, da Tactus, um serviço que traz benefícios como: 

• Redução do espaço físico de armazenamento de arquivos 

• Possibilidade de trabalhar à distância 

• Permite sanar dúvidas dos seus clientes a qualquer momento 

• Maior motivação dos funcionários devido à mobilidade 

• Maior foco no serviço ao cliente 

• Possibilidade de trabalhar em home office e reduzir custos com aluguel de escritório. 

No futuro a automatização será cada vez mais abrangente, com controle total de informações dos clientes, registro de acordos contratuais, acompanhamento de vendas dos serviços contábeis, controle das obrigações, dos processos internos e de todas as etapas da empresa contábil. 

Benefícios para as pequenas empresas 

Quando o sistema de gestão permite que todos os lançamentos contábeis, financeiros e fiscais dos clientes sejam integrados automaticamente ao software contábil, o contador passa a ser capaz de aplicar seu conhecimento e experiência de um jeito mais útil para seu escritório e seus clientes. Esse é o anseio, principalmente, do pequeno empresário que percebe rapidamente quando o contador utiliza as tecnologias. “O profissional evoluído atende a distância, faz o atendimento em tempo real, utiliza ferramentas que permitem, por exemplo, ter informações automatizadas e na nuvem. Isso fica evidente na relação com as empresas, que identificam e valorizam mais esse contador tecnológico”, finaliza Anderson. 

De acordo com especialistas, hoje o profissional contábil não consegue mais se dissociar da tecnologia. A pergunta é: qual nível ele tem de utilização dos recursos tecnológicos disponíveis? 

Serviço 

A ContaAzul realiza no próximo dia 17, em Curitiba, o Dia D ContaAzul, evento para contadores que buscam atualização por conta das mudanças de mercado. A programação inclui palestras com nomes como Nelson Boing, Luiz Corrêa e Anderson Hernandes, autor de 10 livros, como “Marketing Contábil 2.0” e “Estratégias de Marketing para Empresas Contábeis”. O evento discutirá temas como: transformação no mercado contábil; como melhorar a produtividade da empresa de contabilidade; satisfação do cliente e valorização do contador; aquisição de novos clientes; e programa de contadores parceiros. No dia 18 a ContaAzul abrirá três turmas destinadas a certificar os escritórios que tiveram representantes participando do evento no dia 17. A participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas no endereço diadcontaazul.com.