Que o litoral de Santa Catarina tem belezas e opções turísticas para todos os gostos, isso não é segredo para ninguém. As praias paradisíacas da região de Florianópolis, o mar azul e límpido de Bombinhas, o luxo da hotelaria em Governador Celso Ramos, entre outros. Mas mesmo com toda essa concorrência, Balneário Camboriú continua se destacando no cenário nacional e internacional como um dos lugares favoritos de turistas e, cada vez mais, de investidores.
Os motivos que levaram o município a se consolidar como um dos principais destinos do país são inúmeros: investimentos urbanísticos, natureza, vida noturna, gastronomia. Mas só alguém que frequenta a região desde muito antes da chegada dos grandes empreendimentos imobiliários e acompanhou a transformação sendo realizada até na própria casa da família consegue identificar o que de fato mudou na vida das pessoas. Gustavo Kuerten, o Guga, hoje com 41 anos, diz que, apesar de a cidade ter crescido e se desenvolvido bastante, ainda assim consegue manter a sua essência ao longo do tempo.
“Balneário Camboriú é um destino turístico excelente para as pessoas que podem diversificar e buscar no dia a dia uma série de opções para fazer ao longo do dia e da noite. O lugar perfeito para as pessoas que desejam aproveitar a vida – praticar esportes, se divertir com amigos e família à beira mar. Mas continua acolhedora e oferece uma qualidade de vida incrível.”.
Convidamos o tenista a relembrar as principais transformações que acompanhou nos últimos 40 anos na cidade que hoje já é chamada de “Dubai brasileira”.
Gazeta do Povo: Guga, quando você começou a frequentar Balneário Camboriú?
Gustavo Kuerten: Eu frequento Balneário Camboriú desde que nasci. Meus bisavós tinham uma casa de veraneio na cidade e nós passávamos três meses por ano aproveitando a cidade. Essa casa se transformou num prédio onde a minha avó tinha um apartamento e continuamos mantendo esse mesmo hábito. Até os meus 13/14 anos quando eu comecei a frequentar Balneário em outras ocasiões para iniciar o treinamento com o Larri (Passos), em função dele já estar morando lá. E sempre quando volto para Balneário Camboriú fica essa lembrança especial, de toda a minha trajetória. Dos treinos, dos momentos em família, de tudo o que fiz até me consagrar nas quadras. Agora voltei a veranear com a minha família nesta cidade que sempre me acolheu. Todas essas memórias vêm à tona pelo resgate dessas lembranças e as sensações de poder avaliar essa importância com mais profundidade, sentindo o privilégio que foi, para mim, vivenciar todas essas experiências e poder ter esse ambiente propício para poder desenvolver o meu sonho e o meu potencial.
GP: Quais as principais mudanças que você destaca na cidade da sua infância até hoje?
GK: Eu acho formidável porque a cidade conseguiu se desenvolver bastante e mesmo assim manter a sua essência. Continua acolhedora, oferece uma qualidade de vida incrível. É um ótimo lugar para viver, descansar, se divertir, sonhar. Daquela época para cá houve muito investimento em infraestrutura (urbanismo, comércio, construção civil, turismo, serviços) na cidade. O lugar perfeito para as pessoas que desejam aproveitar a vida – praticar esportes, se divertir com amigos e família à beira mar. E vejo que a Embraed tem grande participação neste processo de crescimento*, que tornou Balneário uma das cidades com maior qualidade de vida do Brasil.
GP: Que atrações turísticas surgiram e ajudaram a tornar Balneário Camboriú um destino ainda mais atrativo?
GK: Eu vejo que são diversas alternativas que a cidade construiu, e todas focadas em diversão para os diferentes tipos de faixa etária e ambientes: familiares, festas, entretenimento e gastronomia que proporcionam experiências. Acredito que essa decisão tomada há um bom tempo atrás, aliado ao potencial da cidade, tornou Balneário Camboriú um destino turístico excelente para as pessoas que podem diversificar e buscar no dia a dia uma série de opções para fazer ao longo do dia e da noite.
Tem o bondinho, passeios, comércio, gastronomia, festa, diversão, sempre com essa convicção do bem-estar da cidade que gera memórias marcantes. O pessoal já acorda como se estivesse na praia!
GP: Você acredita que o perfil dos turistas e dos moradores da cidade mudou neste período?
GK: Acredito que o crescimento de Balneário Camboriú passou a atrair um outro público. Quando comecei a treinar na cidade, a região era frequentada basicamente por veranistas em busca de uma praia bonita para passar as férias. Hoje, os investimentos realizados na cidade e a organização urbana vêm atraindo novos moradores e um outro perfil de turistas que buscam, além da praia, a diversidade de opções de lazer, a segurança e a qualidade de vida que Balneário oferece.
GP: Como esportista, o que você destaca sobre a prática de esportes na orla atualmente? Como era há alguns anos?
GK: A orla sempre foi um ponto de destaque de Balneário, a utilização e o convívio na praia, com as pessoas passeando, caminhando, pegando sol, tomando banho de mar, durante o dia... E o esporte ele tempera essas atividades: frescobol, futebol surfe, bike, skate, são diversas opções esportivas, no período da tarde e da noite. Essa é uma marca registrada de Balneário. A gente percebe que a cidade também traz nesses indicadores uma alma de bem-estar embutido à natureza. Sou suspeito para falar, mas o beach tennis é um dos destaques, um dos esportes que mais cresceu em Balneário e em nível nacional.
Seguramente Balneário Camboriú é uma cidade que indica tendências, as pessoas respiram essas inspirações e motivações e levam para as suas cidades. Vir a Balneário Camboriú é sempre uma oportunidade de dialogar com os movimentos de vanguarda.
*Em setembro de 2017, Gustavo Kuerten tornou-se embaixador da Embraed Empreendimentos, construtora fundada em 1984 especializada em empreendimentos de empreendimentos de luxo com padrão exclusivo. A marca está entre as 100 maiores empresas do setor segundo levantamento feito pela Inteligência Empresarial da Construção (ITC).