A emissão de carbono impacta diretamente no clima do planeta, o que está fazendo com que as empresas revejam a forma de produção.
A emissão de carbono impacta diretamente no clima do planeta, o que está fazendo com que as empresas revejam a forma de produção.| Foto: Pixabay

Líder mundial no mercado de eletrodomésticos e com mais de 60 bilhões de produtos vendidos anualmente, a Electrolux deve lançar cerca de 300 novos produtos na América Latina até o final deste ano e está desenvolvendo uma solução de logística reversa para as compras efetuadas em seu e-commerce. Além disso, durante o Fórum Ambiensys de Sustentabilidade, o diretor de Sustentabilidade da Electrolux, João Zeni, revelou que uma das metas da empresa é zerar a emissão de carbono até 2050.

O Fórum Ambiensys de Sustentabilidade foi realizado pela Gazeta do Povo e correalizado pela Ambiensys. O evento aconteceu na segunda quinzena de julho no auditório da UniCuritiba e reuniu mais de 250 empresários e profissionais de diversos segmentos para debater a visão contemporânea da sustentabilidade do Paraná.

Zeni, que em sua palestra abordou o tema “Qual o próximo passo para as empresas brasileiras avançarem no ESG?”, ressaltou que cada empresa deve abordar a estratégia ESG direcionada a sua realidade, mas atenta às demandas do mercado. A agenda ESG (ambiental, social e governamental) no ambiente corporativo tem como objetivo a busca de um desenvolvimento sustentável por meio de processos que associem os atributos econômicos, sociais e ambientais.

De acordo com o diretor, pesquisas feitas pela Electrolux mostraram que, quando o assunto é sustentabilidade, 80% dos consumidores acreditam que podem fazer a diferença a partir de suas escolhas e hábitos. “Essa é uma demanda cada vez mais real, mas a sustentabilidade vai muito além da questão ambiental”, ponderou.

Zeni lembrou que em mercados como o europeu e o norte-americano, a agenda ESG já está se tornando uma agenda regulatória que, em breve, deve ser adotada também no Brasil. “Para os investidores, é uma questão de análise de riscos. O valor reputacional das empresas vale muito e aquelas que estão mais estruturadas nesses pilares, automaticamente também estão menos vulneráveis às oscilações do mercado financeiro.

 <em>João Zeni, </em>diretor de Sustentabilidade da Electrolux, disse que uma das metas da empresa é zerar a emissão de carbono até 2050. <em>| Leandro Provenci Silva</em>
João Zeni, diretor de Sustentabilidade da Electrolux, disse que uma das metas da empresa é zerar a emissão de carbono até 2050. | Leandro Provenci Silva

EVENTO

O Fórum Ambiensys de Sustentabilidade também contou com a participação do presidente do GRPCOM, Guilherme Döring Cunha Pereira; o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski; o diretor de Desenvolvimento e Qualidade na STCP, Rômulo Lisboa.

Também participaram dos debates do Fórum a coordenadora de Responsabilidade Social do SESI, Aline Calefi Lima; o diretor presidente do Grupo RAC, Ricardo Cansian; o diretor técnico de Projetos da AMBIENSYS, William Padilha.

 <em>Fórum Ambiensys de Sustentabilidade aconteceu em julho, no auditório da UniCuritiba. | Leandro Provenci Silva</em>
Fórum Ambiensys de Sustentabilidade aconteceu em julho, no auditório da UniCuritiba. | Leandro Provenci Silva

O Fórum aconteceu no dia 19 de julho, no auditório da UniCuritiba, em Curitiba. O evento foi realizado pela Gazeta do Povo e correalizado pela Ambiensys e também contou com o patrocínio de BRDE, RAC Engenharia, Sistema Fiep e Centro de Inovação Sesi, e apoio de Sebrae, Prefeitura de Curitiba, Grupo ABL, Klabin, Sistema Ocepar e UniCuritiba.